(per)Seguidores

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

“VEJA”, quem tanto deve e nada teme…

De tanto se falar, a propósito das dívidas dos países, que passa por milhões, milhares de milhões (biliões), milhões de milhões (triliões), ninguém consegue fazer a mínima ideia do que cada valor se traduz em notas, por não ser possível visualizá-lo em qualquer exposição, nem se ter qualquer referência.
Entre os muitos mails que vou recebendo, surgiu este exercício gráfico, tentando dar uma ideia visual da dívida dos EUA, que confirmei - AQUI -  mas mesmo assim há quem diga que, tanto dinheiro não existe e para o provar, só “vendo”…
100 dólares – O nome da moeda mais contrafeita no mundo e que o faz mover.
10 mil dólares – O suficiente para umas grandes férias ou para comprar um carro usado. Aproximadamente a média de um ano de trabalho de uma pessoa.
1 milhão de dólares – Correspondente a 92 anos de trabalho de uma pessoa.
100 milhões de dólares – O bastante para por a cabeça de qualquer um à roda. Cabe perfeitamente numa palete militar standart.
1 bilião de dólares – Se assaltar um banco vai precisa de alguma ajuda.
1 trilião de dólares – Quando o governo dos EUA fala de um défice de cerca de 1,7 triliões de dólares – este é o volume de dinheiro que o governo americano pediu em 2010 para funcionar. Não se esqueça que são o dobro de paletes de 100 milhões de dólares cada, cheios de notas de 100 dólares. Vai precisar de muitos camiões para fazer o frete. Se gastasse 1 milhão de dólares por dia, desde que Jesus nasceu, não teria gasto 1 trilião até hoje… mas ~ 700 biliões – a mesma quantidade que os bancos conseguiram no resgate.
Comparação de 1.000.000.000.000 de dólares com um campo de futebol americano e um campo de futebol europeu. Diga olá a um Boeing 747-400, transcontinental, que se encontra à direita, que era, até recentemente, o maior avião de passageiros do mundo.
15.000.000.000.000 – A menos que o governo dos EUA fixe o orçamento, a dívida nacional dos EUA (fatura de cartão de crédito) atingirá os 15 triliões até ao Natal de 2011. A Estátua da Liberdade parece bastante preocupada com que a dívida nacional dos EUA passe 20% do PIB combinado do mundo inteiro. Em 2011 a Dívida Nacional ultrapassará 100% do PIB e arrisca ultrapassar os 100%, mais do que o rácio da dívida do PIB que tem os PIIGS europeus (falência das nações).
114.500.000.000.000 - Endividamento americano sem garantias
À direita pode ver o pilar de notas de 100 dólares que supera o WTC e o Empire State Building – as duas maiores construções do mundo. Se olhar com cuidado pode ver a Estátua da Liberdade. O arranha céus de 114.5 triliões de dólares é a quantidade de dinheiro que o governo dos EUA sabe que não tem para financiar a totalidade dos Cuidados de Saúde, Receitas de Medicamentos, a Segurança Social, as Pensões dos Funcionários Públicos e dos Militares. É o dinheiro que os EUA sabem que não vão ter para pagar todas essas contas.
Se vive nos EUA é também a fatura do seu cartão de crédito; você é responsável juntamente com todos os outros pelo reembolso deste pagamento.
Os cidadãos americanos constituíram o governo dos EUA para os servir e isto é o que o governo dos EUA tem feito, enquanto servindo o Povo…

A incógnita que se põe é mesmo se haverá, realmente, tanto dinheiro em papel, ou tanto papel para tanto dinheiro, ou se não será dinheiro virtual, de plástico, ou mesmo só bluff…

Sem comentários:

Enviar um comentário