(per)Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2011

Até pode ser publicidade, mas o remédio é saboroso!

Protetor solar de café?
Pode chegar um dia que, em vez de apenas tomar um café de manhã, irá querer entorná-lo na sua pele para evitar danos causados pelo Sol ou mesmo o cancro da pele.
Um novo estudo reforça a teoria de que a cafeína protege contra determinados cancros de pele em nível molecular, ao inibir uma enzima na pele, conhecida como ATR.
Os cientistas acreditam que a cafeína aplicada diretamente sobre a pele pode ajudar a evitar que os raios ultravioleta (UV) do Sol causem cancro de pele.
Uso tópico da cafeína
Pesquisas anteriores indicaram que os ratos alimentados com água cafeinada e expostos a lâmpadas que geravam radiação UVB, que danifica o ADN das células da pele, foram capazes de matar uma percentagem maior das células danificadas e reduzir o risco das células se tornarem cancerosas.
"Embora seja sabido que o consumo de café está associado a uma diminuição do risco do cancro de pele não-melanoma, agora é preciso realizar estudos para determinar se a cafeína tópica inibe o cancro de pele induzido por luz solar," justifica Allan Conney, da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.
Neste novo estudo, em vez de inibir a ATR com água com cafeína, os pesquisadores modificaram geneticamente um grupo de ratos para diminuir os seus níveis de ATR.
O resultado foi que os animais tiveram 69% menos tumores do que os animais normais e desenvolveram 4 vezes menos tumores invasivos. Os que ficaram doentes desenvolveram tumores mais lentamente do que os ratos não modificados geneticamente.
Só funciona na prevenção
Contudo, quando os animais foram submetidos a uma exposição crónica aos raios ultravioleta - por um período prolongado de tempo - os dois grupos desenvolveram o cancro de pele de forma similar.
O que isto parece indicar, diz Conney, é que a inibição da enzima ATR funciona melhor na fase pré-cancerosa, antes que os cancros induzidos pelos raios ultravioleta estejam totalmente desenvolvidos.
Embora vários estudos epidemiológicos apontem que a ingestão de bebidas com cafeína pelas pessoas está ligada a uma diminuição significativa de vários tipos diferentes de cancro, incluindo o da pele, como e por que o café protege contra a doença ainda é algo que não se sabe.
"A cafeína pode-se tornar uma arma na prevenção porque inibe a ATR e atua também como um protetor solar e absorve diretamente a luz UV prejudicial," disse Conney.
Até pode ser que seja publicidade (enganosa), mas que o remédio é bom, é!
Como diz o artigo, desde há muito que se associam virtudes (milagrosas) ao café ingerido, que em alguns casos são contrariadas por quem os toma. A novidade(?) é o uso do café como protetor (solar), aplicando-o topicamente, o que lhe tira o sabor, mas deixa-lhe a virtude…
Por outro lado, parece nunca lhe foram descobertas contraindicações, o que permite aos descendentes dos colonizadores poderem beneficiar, pelo menos, do seu sabor, para não falar do instrumento de socialização, de que somos campeões(?). Curiosamente, os finlandeses, que não nos acompanharam nas descobertas marítimas, são os maiores consumidores de café do mundo, o que contraria a história…
Para quem quiser “informar-se” mais sobre o café e a cafeína, tem mais matéria para as férias, enquanto toma o seu na esplanada de um cibercafé… E boas férias!
Esperemos que não inventem mais embalagens com alumínio para o “novo” remédio, para não ficarmos sujeitos a outros cancros que o café não previne…

2 comentários:

  1. Ao preço que o café está mais vale manter burros a pão-de-ló.

    ResponderEliminar
  2. maria
    Pode ser que se aproveitem as borras e já será reciclagem...
    Mas à vezes mais vale um bom café do que uma refeição sem gosto.

    ResponderEliminar