(per)Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Sociedade está doente! E o Estado também?

Há cerca de um mês que é difícil comprar um remédio sem genérico nem substituto. Situação de rutura nas farmácias pode pôr em causa a qualidade de vida dos doentes.
O Parkadina, um dos principais medicamentos utilizado no tratamento dos sintomas da Parkinson, está esgotado nas farmácias portuguesas. A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo JN e confirmada ao tvi24.pt pela Associação de Doentes de Parkinson (ADP).
“Não sabemos se o problema está na origem, ou seja, no laboratório, se na distribuição. Com o laboratório, o atendimento telefónico é complicado e não temos conseguido falar com eles”, diz Helena Machado, presidente da ADP.
A falta do medicamento não põe em risco a vida do doente, mas potencia uma degradação da sua qualidade de vida. A ADP tem estado a aconselhar os doentes a consultar o seu médico assistente, no sentido de encontrar uma alternativa, já que o Parkadina não tem genérico, nem substituto.
O medicamento em causa é fabricado pelo laboratório Basi, sedeado em Coimbra e distribuído pela empresa farmacêutica FHC, de Mortágua, que ao longo da manhã foram contactadas, mas tal revelou-se impossível.
Qualquer pessoa, de Esquerda, ou de Direita, inteligente, ou quase, percebe que isto não tem nada a ver com o Estado Social, mas incompetência empresarial, inépcia corporativa e indiferença estatal…
Então alguém se abalança a fazer um produto, sem estudo de mercado, como mandam os livros e os gurus da especialidade?
Então os representantes das farmácias e elas próprias, não alertam em tempo útil quem de direito?
Então o Estado que manda, não manda? Se a empresa nacional não responde às necessidades do país, quem de direito não importa o produto para responder à Missão?
Tratando-se de pessoas, e nestas condições, a omissão é pecado mortal, não para os responsáveis, mas para as vítimas… São só 5.000 doentes, mas são 5.000 famílias!
Haja vergonha, do Estado, dos laboratórios e da Associação Nacional de Farmácias!
Entretanto:
Jorge Torgal, presidente do Infarmed, disse que não podia ajudar os pacientes com Parkinson que não podem comprar o medicamento Parkadina nas farmácias, esgotado há quase um mês, referindo que o laboratório que produz o fármaco suspendeu a sua produção com o objectivo de rever os preços aplicados.
O responsável afirma que há alternativas ao fármaco em causa e não descartou a possibilidade de importar o medicamento no caso de haver uma solicitação, o que não aconteceu até ao momento.
As declarações do Jorge Torgal foram feitas depois de a Associação Nacional de Farmácias ter alertado esta segunda-feira que o Parkadina estava esgotado no mercado português desde 18 de Abril.
Não deixa de ser notório, que o presidente do INFARMED fique à espera de solicitações e que venha ele dar a cara pelo laboratório, para justificar o injustificável e única medida que tomou foi publicar este esclarecimento:
Mas ao informarmo-nos do que é o INFARMED e as suas competências, deparamo-nos com isto, que parece ser o contrário do que é dito na notícia acima.
Bolas! Quem tem Parkinson também vota, mesmo com dificuldades. Não sejam tão…
O INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P., abreviadamente designado por INFARMED, I. P., é um instituto público integrado na administração indirecta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.
O INFARMED, I. P., prossegue as atribuições do Ministério da Saúde, sob superintendência e tutela do respectivo ministro.
Missão e Atribuições
O INFARMED, I. P., tem por missão regular e supervisionar os sectores dos medicamentos, (…), segundo os mais elevados padrões de protecção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos, (…) de qualidade, eficazes e seguros.
e) Garantir a qualidade, segurança, eficácia e custo-efectividade dos medicamentos de uso humano, (…);
f) Monitorizar o consumo e utilização de medicamentos; (…)

6 comentários:

  1. REVOLTANTE!QUE RAIO DE GENTE(?)É ESTA?

    ResponderEliminar
  2. maria
    Não devem ter ninguém da família, nem conhecidos coma doença. Só pode...

    ResponderEliminar
  3. O Problema das pessoas que querem escrever sobre tudo e dar opinião sobre tudo, é que, na maioria das vezes, misturam tudo, e não sabem do que falam.
    Pergunta: O que que é que as farmácias, ou a Associação Nacional de Farmácias (que, exactamente, é uma associação empresarial, não é um representante) têm a ver com a ruptura do stock de Parkadina?
    O que uma farmácia faz quando um produto lhe vem como "em falta" ou "esgotado" é continuar a pedir. Na grande maioria dos casos a situação demora pouco tempo, e apenas nos casos mais extremos, alguns dias. Se o laboratório deixa de produzir o medicamento e não avisa ninguém, que culpa têm as farmácias? O laboratório fez algum comunicado exclusivo às farmácias? À medida que as farmácias, individualmente, foram constatando que o produto não vinha, começaram a avisar os utente para informarem o seu médico. E se algumas deles chegaram a contactar directamente o laboratório (coisa que não têm de fazer), fizeram-no individualmente. E foi exactamente a partir do momento em que os utentes começaram a pressionar os médicos que começaram a surgir os comunicados de um lado e outro.
    Atenção: Não é a disparar em todas as direcções que fazemos cidadania, ou que reclamamos do que quer que seja.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo (não gosto de dialogar com anónimos, mas...)
    1º - Obrigado pelos elogios, que é um bom princípio de conversa, mas deixe para lá;
    2º - Posso ser burrinho, mas não entendi essa de uma Associação não representar os associados...;
    3º - Foi a Presidente da ADP que disse: "Não sabemos se o problema está na origem, ou seja, no laboratório, se na distribuição.";
    4º - Diz a notícia que as declarações do Jorge Torgal foram feitas depois de a Associação Nacional de Farmácias ter alertado esta segunda-feira que o Parkadina estava esgotado no mercado português desde 18 de Abril, o que pressupõe que só as farmácias, através da sua Associação deveriam avisar quem de direito (o INFARMED) da falta sistemática do medicamento, quase durante um mês e fizeram-no;
    5º - Diz o comunicado do INFARMED, que:
    - Sempre que existem rupturas de stock os doentes devem contactar o seu médico ou farmacêutico (ou o farmacêutico) com o intuito de encontrar alternativas terapêuticas (o que não aconteceu) e
    - Neste caso particular, existem outros medicamentos que podem ser usados (alternativas terapêuticas) ou, no caso de se considerar mais adequado o uso deste medicamento, recorrer à possibilidade de solicitar a importação do referido medicamento por parte das farmácias (por parte da farmácias).
    6º - Como vê, não me enganei muito, só não o posso informar se o caso já está resolvido, mas poderá informar-me;
    7º - Por falar em cidadania, deve desconfiar que não tenho nenhuma farmácia (embora tenha muitos amigos farmacêuticos), mas desconfio que o Anónimo deve ter e não referiu uma vez sequer, os doentes, mas apenas em defesa da honra das farmácias, o que não abona nada em favor da cidadania e da deontologia;
    8º - Finalmente, pode disparar à vontade contra mim, que não me acerta de certeza, nem me desanima de continuar a atirar em todas as direcões que não tratam as pessoas como pessoas, e pior, quando são pessoas com doenças como esta.
    Curiosamente, é a única reclamação que recebi, talvez porque há pouca gente a ler as minhas asneiras...
    Um abraço e não deixe de voltar.

    ResponderEliminar
  5. Sou portador da doença de PARKINSAN, é de lamentar, quer o INFARMED, quer o Ministério da Saúde, não tomarem providências no sentido de repor os STOKS, visto segundo li no comunicado dos Laboratórios BASI, deve-se ao facto de não chegarem a acordo sobre o preço de produção do medicamento. Lamentável,não olharem para o bem dos doentes, principalmente dos mais frágeis, que esta doença normalmente ataca os mais idosos.

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo
    Primeiro, lamento que seja um dos atingidos pela incompetência que uns querem desculpar e desejo que tenha as melhoras possíveis (já há operações, como deve saber).
    Segundo, é inqualificável, que o Estado deixe os mais frágeis, no que quer que seja, ao abandono.
    Terceiro, as desculpas do laboratório são esfarrapadas, porque nenhuma empresa produz qualquer coisa, sem um estudo do mercado e um estudo financeiro.
    Se voltar aqui, gostaria que me informasse se o problema já está resolvido, para eu informar, cumprindo uma obrigação de que me incumbi, de denunciar as meias verdades.
    Obrigado e as melhoras.

    ResponderEliminar