(per)Seguidores

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uma enorme conquista para os cibernautas LUSÓFONOS. OBRIGADOS!

Se a Wikipédia deixasse de existir, seria "uma grande perda para a Humanidade e para esse princípio da partilha de saber sem barreiras e sem obstáculos", defende o wikipedista Manuel de Sousa.
A Wikipédia, a enciclopédia de livre acesso na Internet, ganhou uma versão portuguesa fez, no dia 11 de Maio, 10 anos. O primeiro texto na língua de Camões surgiu quando um editor chamado João Miranda criou o artigo “Planeta”. Foi um pequeno passo para o homem, mas uma importante conquista para os cibernautas lusófonos.
A semente estava lançada e passados 2 anos, em 2003, a Wikipédia Lusófona atingia a marca dos 1.000 artigos.
"A partir, principalmente, de meados de 2004, começou um crescimento exponencial e, atualmente, tem perto de 700.000 artigos. É a 9ª maior Wikipédia", explica Manuel de Sousa, da associação Wikimédia Portugal.
Em Portugal, existem cerca de 70 editores que editam regularmente e estão registados, mas há muitos mais que colaboram de maneira esporádica. O Brasil é o país lusófono com mais wikipedistas.
É preciso recrutar mais editores nos outros países de língua portuguesa, diz Manuel de Sousa. Em Angola, por exemplo, só há registo de 1 wikipedista. Em Moçambique, são 2 e em Cabo Verde há 3, mas só 1 é que está activo.
"Wikiniciativas"
Para expandir a enciclopédia livre, a associação Wikimédia Portugal realizou recentemente uma iniciativa com o Centro de Informação Jacques Delors, que consistiu numa formação sobre Wikipédia dirigida a professores.
Estão também em curso contactos com a Harvard Medical School de Portugal, "com vista à publicação de uma série de artigos de divulgação ligados à área da Medicina", e com o Centro Português de Fotografia, com o objectivo de tentar que algumas das fotografias históricas sejam disponibilizadas online, adianta Manuel de Sousa.
Em Setembro, arranca o «Wiki Loves Monuments», que é "um grande concurso de fotografia aos monumentos e ao património edificado europeu, neste caso concreto, de Portugal".
"Wikivoluntariado"
A Wikipédia é construída todos os dias por voluntários espalhados pelos quatro cantos do mundo, que nos seus tempos livres escrevem os artigos.
Manuel de Sousa é director de marketing e começou a colaborar em 2005. Já não se lembra do seu primeiro texto, mas contabiliza cerca de 14.000 edições desde então.
Atraído pelo espírito de partilha do conhecimento, este wikipedista do norte do país dedica cerca de oito horas por semana à Wikipédia e passou a ver menos televisão. "Basicamente, deixei de ver televisão, vejo muito pouco televisão. Praticamente, resume-se só aos noticiários e pouco mais, um ou outro programa que gravo e vejo depois quando tenho tempo e, por isso, os serões são quase sempre passados em frente ao computador", afirma.
E se a Wikipédia acabasse? "Acho que se perdia muita coisa, porque a Wikipédia não tem uma alternativa”, responde.
“O princípio que esteve por trás e que ainda hoje preside à Wikipédia é a ideia de que o conhecimento deve estar acessível livremente a toda a gente. Não é por uma pessoa falar inglês e viver ao lado da biblioteca do Congresso que, à partida, tem que ser privilegiado em detrimento de um outro que nasce numa aldeia no sopé do Kilimanjaro e que tem o suaíli como língua materna”, sustenta.
Dos Estados Unidos à Tanzânia, “todos têm que ter acesso a um manancial básico de conhecimento humano, independentemente da sua localização geográfica, das suas posses, até da sua língua materna – por isso é que existem 270 línguas na Wikipédia”. “Obviamente que, se isso deixasse de existir, acho que era uma grande perda para a humanidade, no seu todo, e para esse princípio da partilha de saber sem barreiras e sem obstáculos", conclui Manuel de Sousa.
“Planeta” - A versão portuguesa da Wikipédia surgiu a 11 de Maio de 2001. O primeiro artigo versava sobre a definição de “planeta” e foi assinado por João Miranda.
Recordes - Foram precisos 2 anos de actividade para a Wikipédia portuguesa chegar aos 1.000 artigos. Hoje em dia, existem cerca de 700.000 artigos em português.
Brasil - A versão portuguesa da Wikipédia conta com mais de 863.000 editores registados. 61% dos editores são brasileiros, enquanto que apenas 17% são portugueses, revela um estudo de 2006.
Números - A Wikipédia já está disponível em 268 idiomas diferentes. A Wikipédia mais acedida e com maior número de artigos é a anglófona, que já conta com mais de 3.000.000.

Sem comentários:

Enviar um comentário