(per)Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2011

De Fukushima a Hamaoka, o Nuclear é Central!

Mais de 10.000 pessoas estiveram presentes no protesto, neste sábado, no Japão, depois de os organizadores divulgarem o evento nas redes sociais e exigiram uma mudança na política de energia nuclear.
O protesto ocorreu um dia após o primeiro-ministro Naoto Kan pedir a paralisação das operações da central nuclear Hamaoka, situada no sudoeste de Tóquio, por estar próxima de uma falha geológica, temendo um desastre como o que ocorreu na unidade de Fukushima, em março, que poderá durar cerca de 2 anos.
O Governo disse que irá rever a política nuclear, mas os políticos já disseram, que não irão deixar de lado a energia nuclear.
Grande parte da imprensa japonesa elogiou o posicionamento de Naoto Kan, embora legalmente não tenha poder para ordenar o encerramento das atividades de um reator nuclear, ficando a cargo dos operadores da central de Hamaoka aceitar ou não o seu pedido.
A Chubu Electric Power, empresa responsável pela central, realizou uma reunião neste sábado mas não decidiu que atitude vai tomar após as declarações do primeiro-ministro.
Até nem foram muitos manifestantes, mas dada a caraterística dos japoneses serem bem educados, se calhar já foram muitos.
Giro é o PM ter pedido para ser fechada uma central nuclear e a empresa operadora se ter reunido para decidir (ela) se fecha, ou não.
Também é boa educação a mais! Mas depois de os políticos terem decidido continuar, que proteste o povo e que continue o negócio.
Entretanto, parece que o pedido foi aceite:
Mas, para complicar as coisas:
O estrôncio pode provocar cancro e tende a depositar-se nos ossos, desde que seja inalado.
Afinal há razões nucleares para protestarem…
Ou funciona a razão, ou impera o interesse e ganha sempre o mesmo!
Por cá, os partidos não tomam posição sobre o assunto, nem sobre a central nuclear espanhola de Almaraz…
E a Bolsa nunca mais ganha consciência social (seria o mesmo que pedir ao demo para rezar) e deixa os jogadores japoneses sofrerem novo terramoto, desta vez financeiro. Logicamente, estes jogadores, até deveriam estar interessados no fecho das centrais nucleares, porque a manterem-se abertas dão-lhes cabo do negócio…
Apesar de todos os azares e mesmo estando sujeitos a níveis de radiação superiores  ao aconselhável, os pescadores foram incentivados a retomarem a faina, porque afinal toda a gente morre, mais ano menos ano…
Cuidado para não comprarem peixe com origem no Japão, não por animosidade, mas por ser ainda uma medida nuclear para a nossa segurança alimentar…

2 comentários:

  1. A ganância não tem limites.Que porcaria de mundo!

    ResponderEliminar
  2. maria
    E era mesmo nuclear que houvesse limites, mas pelos vistos o dinheiro tem boas faces.

    ResponderEliminar