“Primeiro estranha-se, depois entranha-se” |
O primeiro anúncio da Coca-Cola em Portugal, mais de 40 anos após o seu lançamento nos EUA, foi criado pelo poeta Fernando Pessoa, mas acabou por ficar apenas no papel por razões políticas.
“Primeiro estranha-se, depois entranha-se” foi o slogan escolhido por Pessoa, contou o diretor de relações externas da Coca-Cola Portugal, Tiago Lima, por ocasião dos 125 anos da criação da bebida, que se comemora no domingo.
“Numa tentativa de alargar o mercado da Coca-Cola a Portugal, a marca encomendou em 1929 uma campanha publicitária à agência Hora, onde o poeta Fernando Pessoa trabalhava”, disse.
Quem diria que uma das frases mais emblemáticas do Pessoa tinha nascido de uma campanha publicitária, embora não seja inédito que outros poetas estejam ligados à publicidade e que algumas outras frases tenham autoria de mestres, como “Há mar e mar, há ir e voltar” do O’Neil…
Fica a informação, para cultura geral...
Será que a sirose de Pessoa foi provocada pela coca-cola?
ResponderEliminarPS. Por acaso não terás a célebre foto do guerrilheiro com uma coca- cola? Gostaria de a recuperar e não encontro.
Beijo dominical.
Ibel
ResponderEliminarProvavelmente entranhou demais...
Amen!
Cá p'ra mim foi gás a mais.Deus o tenha!
ResponderEliminarmaria
ResponderEliminarNão vingou a publicidade, por razões polítco-económicas, mas ficou a frase, o conceito e a sabedoria...