(per)Seguidores

segunda-feira, 9 de maio de 2011

E quem serão os pais do nosso "RESGATE"?

O membro do Banco Central da Islândia, Gylfi Zoega, considera que Portugal deve investigar quem está na origem do elevado endividamento do Estado e bancos, e porque o fez, e que "foi uma bênção" Portugal estar no euro.
"Temos de ir aos incentivos. Quem ganhou com isto? No meu país eu sei quem puxou os cordelinhos, porque o fizeram e o que fizeram, e Portugal precisa de fazer o mesmo. De analisar porque alguém teve esse incentivo, no Governo e nos bancos, para pedirem tanto emprestado e como se pode solucionar esse problema no futuro", diz o responsável.
O economista, que também participou no documentário premiado com um Óscar "Inside Job - A verdade sobre a crise", disse que Portugal beneficiou muito de estar no euro nesta altura, porque para além do apoio dos seus parceiros da união monetária, terá de resolver os seus problemas estruturais ao invés de recorrer, como muitas vezes no passado, à desvalorização da moeda.
Apesar de a notícia não relatar o que sucedeu aos prevaricadores, mesmo conhecendo-os, deixa-nos numa certa apatia, porque se há CRIME tem que haver CASTIGO (para quem o pratica)!
E concluir que o nosso país ainda beneficiou com os roubos, nem se sabe se é piada, ou se é sadismo, porque chamar-se ao gamanço e às suas consequências “problemas estruturais”…
Sorte teve a Islândia, em ter um POVO que não pactuou com a roubalheira e mandou , 2 vezes, às urtigas os comedores de outros países, que pescavam com a mesma rede! 
No fim, até se podia ir por aqui:
Mas talvez esteja aqui a resposta mais imediata, num texto de 1934 lido por Vítor de Sousa no programa "Sempre em pé" da RTP 2, no dia 8 de Janeiro!

2 comentários: