(per)Seguidores

sábado, 2 de agosto de 2014

A terra é um bom lugar para viver, as pessoas é que estragam…

Cape Town Stadium, África – A imagem de 1 de agosto de 2014
Observar o mundo, visto de cima, não é para todos. A menos que passe horas num avião ou numa nave espacial, algumas perspectivas apenas estão disponíveis para pilotos e astronautas. Com o Daily Overview, essa possibilidade torna-se real.
Lançado em dezembro de 2013, o site promete revelar todos os dias, uma imagem que lhe permita "apreciar a beleza e a complexidade das coisas que já construímos, dos sistemas que desenvolvemos, ou o impacto devastador que causamos ao nosso planeta”, segundo revelam os seus criadores.
Com o propósito de divulgar imagens do mundo não natural, onde a atividade humana “para melhor ou pior, moldou a paisagem”, o Daily Overview já publicou imagens de vários pontos do mundo, como a Cidade Proibida (Pequim), o Porto de Roterdão (Holanda), o Four Seasons Resort Bora-Bora (Polinésia Francesa) ou a prisão de alta segurança em Fremont County, no Colorado (EUA).
Com o uso da aplicação Apple Maps, o Daily Overview inspira-se na teoria do “Overview Effect”, ou do “Efeito Panorâmico” de Frank White (1987), para mostrar que ao “olhar para baixo” podemos ter uma nova perspectiva do mundo e da forma como o tratamos.
White defende que a experiência de observação do mundo, na perspectiva dos astronautas, causa uma “profunda compreensão da interligação da vida, misturado com o senso de responsabilidade para cuidar do ambiente.”
A curta-metragem “The Overview Effect” contém depoimentos de 5 astronautas que experienciaram este efeito e de outros comentadores que explicam a importância de compreender a sociedade e a relação com o ambiente.
Para conhecer o projeto e visualizar todas as imagens, visite também o Facebook e no Instagram do Daily Overview.
O Efeito Overview é uma mudança cognitiva da consciência, relatado por alguns astronautas e cosmonautas durante o voo espacial, muitas vezes durante a visualização da Terra em órbita ou a partir da superfície lunar.

Sem comentários:

Enviar um comentário