(per)Seguidores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Acorrentados à esperança d’Escrita… Viva a 16.ª!

O 15º encontro Correntes d’Escritas encerrou, como é habitual, com a entrega de prémios aos vencedores consagrados este ano: Manuel Jorge Marmelo, Luísa Raquel Morgado e EB1 de Sever do Vouga.
Luís Diamantino conduziu o fecho do Encontro, recordando que há 15 anos tudo começou com cerca de 20 escritores e poucos mais espectadores, na Biblioteca Municipal. Hoje, este espaço com 600 lugares no Axis Vermar já é pequeno. E para o ano, “vamos ter que nos contentar com cerca de 500 lugares no Cine-Teatro Garrett”. Por isso, valeu a pena “perseguir este sonho, foi algo desafiante”.
O autarca agradeceu a toda a equipa de colaboradores da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, também aos muitos voluntários que colaboram no evento, aos escritores e também aos editores, nem esqueceu os patrocinadores, que tornam possível a realização dos concursos literários. “Todos eles fizeram do encontro aquilo que ele é hoje”, declarou, “temos gente que gosta de ler, que gosta de escrever, só precisamos de aproveitar o que temos. Mas saliento que a estrela deste evento será sempre o livro”.
Seguiu-se a entrega dos prémios.
‘Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas Porto Editora 2014’
Menções Honrosas de texto e ilustração:
“Um presente para o ambiente” da turma 4º D, da EB 1/JI Sophia de Mello Breyner Andresen;
“Uma bolinha de sabão”, do 4º A, da EB1 Cadilhe, Amorim.
Menção Honrosa de texto:
“Leoa, uma história verdadeira”, da turma MO4, da escola EB1,2,3 Augusto Moreno, Bragança.
Menções Honrosas de ilustração:
“A inauguração” do 4º 2, da Escola EB1 de Albergaria-a-Nova;
“Saudades…”, da turma L34 da Escola EB das Lagos-Centro Educativo das Lagoas, Ponte de Lima.
3.º lugar para “Problemas no Castelo”, da turma 4º Q, da Escola EB1 de Penafiel.
2.º lugar para “O Circo do Lago”, da turma L4A, da Escola EB1 do Luso.
1.º lugar para “O Guarda-chuva de Mariana”, da turma 4º 1 SEV, da Escola EB 1 de Sever do Vouga.
‘Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus 2014’ foi para a jovem de 17 anos Luísa Raquel Martins Morgado, de Lisboa, pelo Conto “Jardins vazios de novembro”, a que concorreu com o pseudónimo Hithu.
‘Prémio Literário Casino da Póvoa’ foi entregue a Manuel Jorge Marmelo, pela sua obra “Uma mentira mil vezes repetida”, no valor de 20 mil euros.
O galardoado deste ano, deu conta do “enorme carinho de que foi alvo por todas as pessoas durante o encontro, senti que as pessoas ficaram felizes por eu ter sido premiado, abraçaram-me, deram-me beijos e isso não é quantificável”.
O escritor e jornalista sublinhou que não esquece de onde veio: “sou neto de analfabetos, os meus pais fizeram a 4ª classe e eu estou agora a receber um prémio literário”, uma situação que só é possível, porque nos últimos 40 anos existe em Portugal “o ensino público universal e gratuito”, declarou Marmelo, logo fortemente aplaudido pela sala cheia no Centro de Congressos no Axis Vermar. O premiado defendeu os professores, numa altura difícil em que estes profissionais são alvo de “constantes cortes nos salários” e apelou a todos que defendam o ensino público. As últimas palavras emocionadas de Manuel Jorge Marmelo dirigiram-se às crianças e jovens que concorreram aos prémios literários: “continuem a acreditar!”
Imagem 1 e 2

Sem comentários:

Enviar um comentário