(per)Seguidores

domingo, 15 de setembro de 2013

Contramaré… 15 set.

Um total de 10.579 profissionais de saúde abandonaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2012, a maioria a trabalhar nos hospitais (65,8%), sendo a aposentação (2.212) e o fim do contrato (1.271) os principais motivos de saída. Os grupos profissionais com mais saídas foram os médicos (2.966), os enfermeiros (2.611) e os assistentes operacionais (2.257).
Em relação a 2011, saíram mais 163 médicos, mais 435 enfermeiros e mais 240 assistentes operacionais. 

2 comentários:

  1. Sem dúvida não temos dinheiro para suportar a saúde mais cara e eficiente. Não é drama, pois muitos, mesmo muitos outros estão bem pior. O que me desgosta é ver argumentação de casta (ao ver as atitudes e posições do programa Mais Medicos) senti que era uma copia das argumentações já aqui em Portugal vistas e revistas. Faz pena e é um recuo civizacional ver gente inteligente a usar argumentos de sarjeta.Ainda soou do tempo em que a ordem é que decidia as vagas para as especialidades( e a falta de que faziam,mas não "interessava" a demasiada concorrencia) Uma vergonha ainda pior porque os eleitores votam como quem vai a fatima ou ao estadio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Cristóvão
      Para começar, hoje é o dia do SNS, mas curiosamente, só há referência ao dia, em 2010, antes deste governo entrar e dizimar.
      Quanto à falta de dinheiro, por muito que repitam tal "realidade", nunca faltou para tanto buraco que aparece, menos para aquilo a que temos direito e até é nosso, no caso das pensões. Só vendo se há ou não há, por que a realidade prova que há. Eficiência dos agentes da saúde e eficácia da gestão são coisas diferentes. Nunca nos esqueçamos, por muito que repitam o contrário, que o dinheiro do Orçamento do Estado, é nosso, somos nós que o entregamos ao Estado, em troca dos serviços a que ganhamos direito.
      Tudo o mais, é conversa da treta, para iludir papalvos e levá-los para o privado, que tem como única missão, ganhar dinheiro e pronto.
      É só ideologia, tentada implantar da forma mais bacoca e prepotente.
      Há uns meses, assisti a uma palestra do Bastonário dos Médicos, que desmontava, com números e estatísticas oficiais, tudo o que o ministério e os ministros dizem sobre o SNS, só que nem o ouvem, nem ele consegue fazer chegar a "Carta a Garcia".
      Convém continuar a desmontar a tramóia, para não sermos levados por lorpas.
      Bfs!

      Eliminar