(per)Seguidores

sábado, 25 de agosto de 2012

Uma anedota velha (apátrida) define uma cultura?

O humor na Europa (5/10)
Durante o reinado de Nicolae Ceaucescu, os romenos contavam piadas para exorcizar o rigor da ditadura. Neste 5º episódio da sua série sobre o humor, Le Monde explica que hoje em dia, os habitantes de Bucareste se riem do capitalismo.
O socialismo é um quarto no qual está um gato preto que é preciso procurar e encontrar. O “socialismo multilateralmente desenvolvido”, um conceito prezado pelo antigo ditador romeno Nicolae Ceausescu (1918-1989), é um quarto preto no qual está um gato preto que é preciso procurar e encontrar. Por fim, o comunismo é um quarto preto que não contém nenhum gato preto, mas que é preciso procurar e encontrar. No tempo da ditadura, as piadas serviam de escapatória para o imaginário coletivo romeno.
Nos anos 80, os romenos, que passavam por um dos piores regimes do bloco comunista, exprimiam a sua revolta nas piadas que gozavam com tudo e todos: o Conducator “génio dos Cárpatos”, o partido comunista, as penúrias que abafavam o país e as falhas de um regime isolado do mundo e da realidade. Milhares de piadas circulavam de boca em boca, escapando assim à censura oficial de um país controlado pela Securitate, a terrível polícia política da ditadura.
Em dezembro de 1989, o regime do Conducator caiu como um castelo de cartas sob o peso da História, que soprava um vento de liberdade por detrás da cortina de ferro. O casal Nicolae e Elena Ceausescu é executado, após um processo sumário, e a Roménia começa uma longa transição que termina em 2.000, altura em que o país negocia a adesão à União Europeia.
Acordar violento
Pouco a pouco, os romenos reencontraram a prosperidade num país onde o crescimento económico registava uma média anual de 7%. As piadas e as troças foram esquecidas, era tempo de consumir, de comprar altas cilindradas e de regressar do supermercado com a mala cheia.
Mas os sonhos não duram para sempre e o acordar pode ser violento. Em 2008, os romenos tiveram de regressar à terra e a aterragem foi muito dura. A crise económica e financeira que atingiu a Europa obrigou a Roménia a aceitar a austeridade, o momento propício para o regresso em força das piadas. Desta vez, é o capitalismo selvagem que está na mira, segundo as piadas que circulam atualmente em Bucareste. Por exemplo:
Um romeno senta-se à beira de um lago e contempla-o. Um americano passa e pergunta-lhe:
- O que estás a fazer?
– Nada, estou a olhar para o lago.
– Podias pelo menos pegar numa cana de pesca e pescar.
– Para quê?, responde o romeno.
- Podes comer uma parte do peixe e vender o resto, assim ganhas alguns trocos.
– Mas para quê?, insiste o romeno.
- Com esse dinheiro, compras um barco e apanhas ainda mais peixes.
– Sim, mas para quê?
– És incrível, diz o americano, exasperado. Com esse dinheiro, compras um barco, empregas pessoas que vão pescar por ti. Assim tu ficas sem fazer nada, e podes vir para aqui contemplar o lago.
– Mas é o que já estou a fazer.
Uma piada digna de Tristan Tzara, o escritor que saiu da Roménia no início do século XX para Zurique e Paris e lançou o dadaísmo e o surrealismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário