(per)Seguidores

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Banqueiros criminosos devem ser julgados! Só agora?

O governo de David Cameron ordenou um inquérito independente à forma como é estabelecida a Libor, na sequência das multas aplicadas esta semana ao Barclays, por manipulação da taxa de crédito interbancária britânica. Outros bancos estão ainda a ser investigados pelas autoridades reguladoras mas já há quem fale da necessidade de uma investigação profunda ao funcionamento da City, uma das principais praças financeiras do mundo.
O líder da oposição, o trabalhista Ed Milliband, afirmou em entrevista publicada pelo Times de Londres, que o sistema financeiro britânico está "institucionalmente corrompido".
Milliband exigiu a David Cameron um "inquérito independente, para perceber o que se passa nos cantos mais escuros" do Barclays e quer ainda que a investigação leve a uma padronização das práticas financeiras e a um código de conduta do sector.
O Secretário do Comércio, Vince Cable, descreveu igualmente o sector financeiro britânico como uma "fossa tremenda" e o Secretario da Justiça, Ken Clarke insiste que os banqueiros criminosos sejam julgados.
O inquérito independente do governo anunciado hoje e que deverá iniciar-se na próxima semana, poderá vir implicar sanções criminais.
"Algo muito errado"
O próprio Governador do Banco de Inglaterra criticou severamente a City.
"Há algo de muito errado na indústria financeira do Reino Unido que é preciso corrigir", afirmou Mervyn King aos jornalistas, criticando "salários e bónus excessivos", "mau tratamento dos clientes" e manipulação "traiçoeira". E acrescentou, "é tempo de fazer qualquer coisa com o sistema bancário". "Muitos dos que trabalham na indústria bancária são trabalhadores árduos que se sentem profundamente desiludidos com alguns dos seus colegas e dirigentes", disse King, citado pelo The Guardian.
Manipulação a favor dos bancos
A Libor é estabelecida com base nas taxas de juros efetuadas por diversos bancos e é usada como referência em contratos no valor de biliões de dólares.
Mas a forma como é estabelecida está longe de ser transparente, sendo as próprias entidades bancárias envolvidas as responsáveis pelo fornecimento dos dados, através do preenchimento de um formulário, todas as manhãs.
A CFTC (Commodity Futures Trading Commission) o Departamento de Justiça dos EUA, e a FSA (Financial Services Authority) no Reino Unido, provaram agora que a Libor tem sido deliberadamente manipulada pelas instituições bancárias.
Segundo a Bloomberg, os bancos estariam a fixar a Libor alegadamente para obter lucros de derivados indexados àquela taxa.
CEO do Barclays ouvido quarta-feira
O escândalo rebentou quarta-feira, quando o Barclays anunciou que tinha sido multado no valor total de 362 milhões de euros após ter ficado provado que manipulou várias vezes os dados fornecidos, entre 2005 e 2009.
O Barclays foi o primeiro banco a chegar a acordo com as autoridades britânicas e americanas responsáveis pela regulação do sistema, as quais têm investigado a Libor nos últimos anos. Estas foram as multas mais elevadas alguma vez impostas por estas entidades.
O Citigroup, o HSBC, o Royal Bank of Scotland e o UBS são outros bancos sob investigação, pela mesma prática.
Apesar das coimas, nenhum dirigente do Barclays foi ainda processado criminalmente. Os 4 administradores principais do banco aceitaram apenas desistir de receber os seus bónus de milhões de libras, este ano, O que poderá não ser suficiente.
Robert Diamond, CEO do Barclays, deverá responder perante a Comissão parlamentar britânica do Orçamento, na próxima quarta-feira e poderá vir a ser demitido, como recomendaram já as entidades reguladoras britânicas do sector financeiro, até porque, sabe-se agora, o Barclays ignorou 3 avisos feitos entre 2007 e 2008 sobre conflitos de interesse e dados "evidentemente falsos" fornecidos pelos seus funcionários.
"Fraude mais grave de que me lembro"
Logo a seguir ao escândalo da Libor, soube-se sexta-feira que os 4 maiores bancos britânicos, o Barclays, o HSBC, o Lloyds e o Royal Bank of Scotland, terão vendido seguros inapropriados e arriscados a milhares de pequenas empresas, algumas das quais faliram.
É mais um prego no caixão da confiança dos britânicos no seu sistema financeiro, fortemente abalado por diversos outros escândalos.
Andrew Tyrie, o presidente do Comissão parlamentar do Orçamento comentou a manipulação da Libor com preocupação. "Aparentemente muitos bancos estão envolvidos e o Barclays foi o primeiro a reconhecê-lo. Esta é a fraude mais grave de que me lembro", afirmou.
"A reputação da indústria britânica de serviços financeiros foi gravemente atingida", disse Tyrie. E acrescentou, "a confiança do público nos bancos foi ainda mais abalada e a recuperação dos estragos feitos à reputação bancária tem de começar imediatamente."
Como a trapaça está “descoberta”, a descrição é envolvente e os vitupérios de vários graus, acrescentar qualquer comentário seria dar a entender que ninguém sabia da indecência de tais práticas e piores que circulam nos vídeos, que afinal são de piratas… O único que me ocorre, é o costumeiro: e cá? Temos sorte de sermos gente séria e pacata, que até paga as dívidas da “nossa” banca…

Sem comentários:

Enviar um comentário