(per)Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

“Errar (também) é lóbi humano”?

"Glowing Option", por Pat Bagley                       “Eu posso ver o futuro, pá, e ele é brilhante!”
A catástrofe nuclear na central nuclear de Fukushima, após o sismo e tsunami ocorridos a 11 de Março de 2011, foi um “desastre provocado pelo homem”, deliberou uma comissão de inquérito mandatada pelo Parlamento japonês.
A catástrofe de Fukushima "é o resultado de um conluio entre o Governo, as agências de regulação e o operador Tepco (Tokyo Electric Power Company), e de uma falta de gestão naquelas mesmas instâncias", concluiu o relatório final. O documento apontou graves deficiências na actuação do Governo - nomeadamente do então primeiro-ministro Naoto Kan, que se demitiu no ano passado depois de críticas à forma como geriu a crise - e dos responsáveis da central nuclear. “Durante a investigação, a comissão encontrou uma ignorância e uma arrogância que não têm desculpa para qualquer pessoa ou organização que lide com energia nuclear."
Este painel de peritos considera que houve várias oportunidades perdidas e que a companhia responsável poderia ter adoptado medidas para evitar o acidente, vários anos antes de este acontecer. "A direcção da Tepco estava consciente dos atrasos nos trabalhos anti-sísmicos e nas medidas contra os tsunamis. Sabia que Fukushima Daiichi era vulnerável”, salientou a comissão.
Um inquérito anterior à catástrofe de Fukushima, mandatado pela Tepco, desculpou a companhia de electricidade de qualquer responsabilidade, afirmando que o forte sismo e a dimensão do tsunami ultrapassaram todas as previsões e não poderiam ter sido previstos. O relatório final desta comissão de inquérito considera que isso "parece ser uma desculpa para fugir às responsabilidades".
À partida, tudo o que é feito pelo homem e resulta em desastre, só pode ser considerado como provocado pelo homem! Ao que se podem acrescentar todos ou cada um dos 7 pecados capitais que estejam na base dessa ação…
Claro que quando as coisas são feitas pelos lóbis homens e resulta em desastre, só pode ser considerado como provocado pelos lóbis homens! Ao que não se pode acrescentar nenhum dos 7 pecados capitais que estejam na base dessa ação (dada a sua desumanidade), mas deve-se acrescentar a lei dos homens e julgá-los pelas suas (ir)responsabilidades…
É que se “errar é humano”, naturalmente que “errar não é lóbi humano” e daí a imputabilidade!
Já não é o NUCLEAR que está em questão, mas sim a CORRUPÇÃO, que os lóbis pretendem legalizar, apesar de inaceitável, para ser lícito!

Sem comentários:

Enviar um comentário