(per)Seguidores

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O lóbi do NUCLEAR continua a ganhar! Por penaltis…

Pelo menos 10.000 pessoas ocuparam a rua e bloquearam o tráfego em frente ao escritório do primeiro-ministro para protestar contra a reativação de 2 reatores nucleares localizados no oeste do Japão, prevista para o fim de semana. Um deles, o reator Ohi 3, vai ser ligado pela 1ª vez desde que o tsunami do ano passado desencadeou o colapso da Central de Fukushima.
Todos os 50 reatores do país estão fechados para manutenção ou verificações de segurança. O governo tem pressionado pela reabertura, para evitar falta de energia durante o verão.
O Japão retomou a produção de energia nuclear com o reinício de 1 dos 4 reatores da central nuclear de Ohi. Nos últimos 3 meses o Japão viveu sem uma das suas principais fontes de electricidade. Todos os reactores nucleares do país têm estado a ser inspeccionados devido ao acidente na central de Fukushima em 2011. Protestos das populações têm atrasado a reativação das centrais.
O Japão entrou esta segunda-feira no período de economia de energia voluntária decretada pelo governo a fim de reduzir o consumo e evitar cortes na provisão neste verão, no meio da paralisação da grande maioria das centrais nucleares do país.
O Executivo pediu a empresas e famílias para que até ao dia 7 de setembro façam um esforço para economizar energia, especialmente na região centro, onde o objetivo é reduzir o consumo em até 15% neste verão. Na região sudoeste pede-se uma economia de 10%, enquanto noutras do norte e centro do arquipélago o corte pretendido esteja entre os 5% e os 7% em relação ao consumo de 2010.
Trata-se do 2º verão consecutivo em que o governo faz um apelo deste tipo, ao contrário de 2011 nesta ocasião a campanha é voluntária e não obrigatória.
Presume-se que as 50 centrais fechadas para verificação de segurança, mesmo contra catástrofes naturais, já foram inspecionadas e tem prazo de garantia, presume-se também que os japoneses não acreditam na técnica, nos técnicos e muito menos na garantia dada, razão primeira para protestarem contra a reabertura de uma arma apontada às suas vidas e dos familiares.
É preciso coragem ou irresponsabilidade dos governantes, ou um ajoelhar perante o lóbi do nuclear, que não tem nacionalidade, nem os seus agentes moram perto destas bombas com retardador…
Da necessidade ou não desta fonte de energia, fica a prova de que durante 3 meses TODO o Japão não precisou dela (Fukushima está há mais de um ano), embora digam que gastou mais dinheiro do que antes, mas sem dizerem que gastaram mais do que é imprescindível para a segurança da sua população e sem entrarem nas contas com os prejuízos materiais (os humanos não tem preço) de Fukushima, que ao extremo deviam ser multiplicados por 50…
Mas como o Japão já está ocidentalizado há décadas, mesmo no que à democracia diz respeito, vai-se contra a vontade dos cidadãos, que serão as vítimas da tal coragem e (ir)responsabilidade do Poder, que cede perante o Poderio…
Mas pelos vistos há alternativas mais fiáveis para a segurança do que o regresso ao passado recente, que o próprio governo reconhece e que passa pela poupança nos gastos de energia, imposta no ano passado e sugerida este ano.
Conhecendo-se a postura cultural do povo japonês, consciente, cumpridor e organizado, não há dúvidas de que este cumprirá a sua cota parte, sem que tenham a devida recompensa, só porque a força do NUCLEAR é muito forte e até funciona a frio…
A oriente, como a ocidente, nada de novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário