(per)Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

Reflexão do Relvas… 23 mar.

Os últimos números da execução orçamental, que revelam o aumento da despesa e a diminuição da receita do Estado, serviram de argumento para críticas reforçadas da Oposição num debate parlamentar suscitado pelos comunistas. Coube a Miguel Relvas rebater os ataques.
O ministro, relativamente à receita, defendeu que as medidas do Governo “só terão um impacto parcial em março, e definitivamente em abril". Já o aumento da despesa deveu-se sobretudo a “dois fatores extraordinários": “A fatura de juros nos dois primeiros meses do ano” (quase o dobro relativamente ao período homólogo de 2011) e a dívida da RTP que o Estado teve de assumir, no valor de 348 milhões de euros, fatores também avançados pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para justificar o aumento da “despesa efetiva”.
"a despesa primária, a que verdadeiramente conta na lógica orçamental", baixou 5,5% no início de 2012, relembrou Miguel Relvas, garantindo, por isso, que "o ano de 2012 vai desmentir as palavras [da oposição] e confirmar as ações" do Governo. E perante os protestos das restantes bancadas citou o histórico líder chinês Mao Tsé-tung: "Quem não sabe ouvir, não sabe governar".

Sem comentários:

Enviar um comentário