(per)Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Nuclear é acabar com a ENERGIA NUCLEAR, JÁ!

"No total, um milhão de postos de trabalho estaria em risco, o que custaria entre 0,5 e um ponto percentual do PIB", prevê o presidente executivo do grupo energético EDF, que tem 60 centrais nucleares, a alguns meses das presidenciais francesas.
Em França, 75% da produção elétrica é atualmente de origem nuclear.
Após o desastre de Fukushima, no nordeste do Japão, países europeus como a Alemanha, a Suíça e a Bélgica anunciaram o abandono do nuclear.
A coisa mais provocadora e reativa que há é fazerem de nós parvos!
Usando o mesmo raciocínio do perlesidente da EDF teremos que concluir, que a Alemanha, a Suíça e a Bélgica vão lançar no desemprego uns milhões de postos de trabalho! Que insensibilidade social!
E mais, aqueles países vão passar a usar velas e candeeiros de petróleo (ou a gás) para continuarem a fazer a mesma vida, com menos requinte, e diminuindo a produção das suas fábricas… Devem estar doidos!
Pelo que se percebe do silogismo do perlesidente da EDF e disso nos quer convencer (mais aos franceses) se a França abandonar a energia nuclear vai ser já para amanhã e vai ficar com as calças na mão para poder produzir energia suficiente para depois de amanhã… Falácia!
Qualquer ignorante sabe, ou pressupõe, que preencher 75% da produção energética não é do pé para a mão e que essas intenções são planeadas, no tempo e com a criação de alternativas, o que pode passar pelas energias alternativas. Obviamente…
Qualquer ignorante sabe, ou pressupõe, que os funcionários das centrais nucleares ocuparão os “novos” lugares nas novas centrais energéticas, seja qual for a fonte. Obviamente…
Qualquer ignorante sabe, ou pressupõe, que o perlesidente da EDF está a puxar o urânio para a sua sardine, que só é barata enquanto não eclode um acidente (Operadora da central de Fukushima com prejuízos superiores a 5.800 milhões de euros), e aí, sim, vão mais de 1.000.000 para o “desemprego”, franceses e não só. Obviamente…
Qualquer ignorante sabe, ou pressupõe, que substituir a produção de 60 centrais nucleares custará dinheiro à EDF para poder continuar a ganhar dinheiro com a venda de energia, o que é chato para os resultados contabilísticos da empresa, mas é ótimo para a economia, a preservação do planeta e para a imagem de responsabilidade social da empresa, o que também dá dinheiro. Obviamente...
Qualquer ignorante sabe, ou pressupõe, que lançar esta “ameaça” nuclear para a economia francesa, mas nuclear também para os interesses financeiros da EDF, só tem a ver com as eleições presidenciais francesas, procurando a reação, nuclear, dos candidatos, para que ponham na agenda do rol de promessas, quando já faltam alguns meses para o veredicto do povo. Obviamente...
Qualquer ignorante sabe, ou pressupõe, que das relações estreitas entre Sarkozy e Merkel, porque ELA optou pelo abandono do nuclear, ele, naturalmente, deverá imitá-la e aí é que está o perigo e a jogada da EDF. Obviamente...
Vá enganar a tia dele!

2 comentários:

  1. Aos defensores do nuclear era comprar-lhes uma boa vivenda à sombra de uma das torres... e obrigá-los a lá viverem!

    ResponderEliminar
  2. Félix da Costa
    Se lhes pagassem bem, eram capazes de aceitar, mas desta vez acho que o assunto ficaraá enterrado, por milénios...

    ResponderEliminar