(per)Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Uma Ordem à ordem dos médicos e dos doentes?

José Manuel Silva, vencedor à 2ª volta das eleições na Ordem dos Médicos, está preocupado, "embora saudavelmente preocupado", com a tarefa que tem pela frente e que sintetiza como "um novo ciclo" na vida deste organismo, o que vai ser um empreendimento extraordinariamente complexo e trabalhoso.
"Quando nos propomos a um processo eleitoral pretendemos vencer e ficamos satisfeitos por atingir esse objectivo. Mas isso não é o principal.”
José Manuel Silva falou das medidas de âmbito interno e do foro externo que irá implementar, avisando desde já que a Ordem estará "aberta a todos os médicos e aos doentes".
Para quem não é médico e apenas utente dos serviços que estes prestam à sociedade, sobretudo os que estão integrados no SNS, fazemos votos para que o novo Bastonário seja defensor intransigente do SNS, para que a função social da profissão e dos profissionais de saúde se espelhe no tal “novo ciclo” e na solidariedade a que todos os cidadãos têm direito a esperar.
Dois apontamentos:
Serviço Nacional de Saúde – Portugal (1979-2009)

Serviço Nacional de Saúde - Reino Unido

2 comentários:

  1. Faço os mesmos votos que tu, Miguel, e vou levar comigo o 2º vídeo.
    muitos thakiús!

    ResponderEliminar
  2. Ema
    Realmente o 2º vídeo (o 1º tem valor por vir da DGS) ridiculariza todos os argumentos contra o SNS e dá para não entender a rejeição dos americanos a um sistema idêntico.
    Nada melhor do que uma caricatura para fazer um retrato...

    ResponderEliminar