(per)Seguidores

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Os mesmos atores e os mesmos partidos vão mudar a “coisa”?

A troika passou mesmo por aqui. Há mais desempregados, há mais exportações. Mas escutando os nossos líderes, foi como se ela não tivesse passado por cá.
Rui Ramos
A conclusão do programa de ajustamento provou mais uma vez que a oligarquia política portuguesa pode, quando quer, ser divertida.
As oposições andaram 3 anos a bradar contra a troika. Estávamos sob tutela, sem soberania, ocupados, oprimidos. A troika invadira-nos, a troika escravizava-nos. Era quase um episódio de ‘Allo ‘Allo! Ora bem, a troika faz as malas, compra os últimos souvenirs, entra na fila do aeroporto, vai-se embora. E em vez do previsível dia da libertação, Paris em 1944, temos uma indiferença digna da cidade do Porto quando o Benfica ganha o campeonato. As oposições encolhem os ombros: nada mudou, está tudo na mesma. Afinal, segundo a oposição, a troika não tinha importância.
Com o governo, foi ao contrário. Durante 3 anos, tratou a troika como parte da solidariedade europeia que mantinha abertas as portas de escolas e hospitais. A troika nada nos mandava fazer que nós não tivéssemos de fazer de qualquer maneira. Em público, nenhum governante deu a entender que não se sentia livre. Mas eis que o programa chega ao fim, e o que vemos? Festa, champanhe, a ideia da soberania recuperada, um novo 1.º de Dezembro. Subitamente, correm histórias de resistência, de patriotismo de gabinete, de heroísmo de dossier. Afinal, segundo o governo, a troika oprimia-nos.
Mas talvez estas contradições finais não sejam o aspecto mais curioso da crónica dos últimos 3 anos. O primeiro facto importante é este: ninguém esperava o que aconteceu. Nem o governo, nem as oposições. Esta história foi uma sequência de imprevistos. Ninguém antecipou o desemprego, mas também ninguém adivinhou as exportações, nem sequer a paciência dos contribuintes para pagarem, ordeiramente, os equilíbrios orçamentais. Todos os vaticínios falharam: muita gente, com a Grécia à frente, marcou a hora do fim do euro; pouca gente, em Julho de 2012, antecipou o efeito das garantias de Mario Draghi. Andámos de surpresa em surpresa.
Quando começámos, não sabíamos. E agora, que acabámos, o que aprendemos?
O governo desenrola a lista da sua azáfama legislativa – poupando-se, no entanto, a qualquer meditação sobre as metas originais que nunca foram alcançadas, as brutalidades fiscais, as reformas empurradas para dias melhores, as dificuldades políticas, os obstáculos constitucionais. A crise ministerial de Julho de 2013 nunca existiu. Parece que tudo correu bem.
O Partido Socialista passeia novamente José Sócrates e insiste: Portugal tem um único problema — os “neoliberais”. Com os socialistas restituídos aos palácios e aos ministérios, acabam-se os aumentos de impostos e voltam todos os salários e pensões. A concentração sistemática de recursos no Estado não resultou antes de 2011? Resultará agora. Parece que tudo vai correr bem.
A troika passou mesmo por aqui. Há mais desempregados, há mais exportações. Mas escutando os nossos líderes, foi como se não tivesse passado. Porque o outro grande facto desta história é que a oligarquia política sobreviveu à maior crise do regime nos últimos 30 anos. Os mitológicos poderes económicos dão sinais de abalo e recomposição. Os cidadãos corrigiram hábitos e expectativas (poupam mais, por exemplo). Mas no palco político, as mesmas personagens e os mesmos partidos aguardam as eleições europeias do próximo domingo como a repetição de uma velha rábula, sem as dores de cabeça que, noutros países, são a Frente Nacional francesa ou o UKIP inglês. Porque é que haveriam de mudar? O que é que têm para aprender?
Entretanto, uns quantos cidadãos subscrevem uma petição a exigir que “isto” não aconteça “nunca mais”. Nada está menos garantido.

Sem comentários:

Enviar um comentário