(per)Seguidores

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O rigor da análise e a profundidade dos argumentos…

O presidente do Eurogrupo (e Ministro das Finanças holandês), Jeroen Dijsselbloem,  diz que "as reformas em Portugal estão a começar a produzir frutos, a competitividade melhora, a economia reequilibra-se", no sentido de um crescimento sustentado nas exportações, mas sublinhou que "subsistem vários desafios", tais como reformar o sistema legal e o sistema educativo, assim como aumentar a base das exportações portuguesas. Apesar disso, insiste que os portugueses não podem abrandar o ritmo.
Ninguém podia ser mais rigoroso na análise da situação do nosso país nem apresentar argumentos mais sólidos e convincentes do que este sr. Dijsselbloem para justificar as conclusões apresentadas.
“As reformas em Portugal estão a começar a produzir frutos” – Deve estar a referir-se aos cortes nas Reformas e Pensões, que vão disfarçando a estupidez das medidas “salvadoras” e cobrindo as asneiras deste governo…
“A competitividade melhora” – Deve estar a referir-se ao aumento de investimento nacional, mas sobretudo estrangeiro, que tem feito cair o desemprego e aumentado o montante cobrado do IRC (por isso o querem baixar)…
“A economia reequilibra-se com um crescimento sustentado nas exportações" – Deve estar a referir-se ao sobe e desce das taxas de exportações, mas sobretudo à razia das PME, que vão sofrendo e falindo, de forma sustentada e insustentável…
Mas (há sempre uma mas)…
Nem tudo “são rosas, senhores”, diz o “Gaspar" holandês.
Quando reformarmos o sistema legal, que não diz como nem em que áreas (presume-se mais cortes), só então surgirão “Rosas, senhores!”.
Quando aniquilarmos o sistema educativo público (já faltou mais), só então surgirão “Rosas, senhores!”.
E quando aumentarmos as exportações portuguesas (mas as exportações não estão a crescer sustentadamente?), só então surgirão “Rosas, senhores!”.
Mas para que todas estas previsões coincidam com a realidade projetada, o Papa Dijsselbloem insiste que os portugueses vão continuar a encontrar apenas espinhos e incita-os a não perderem a fé, se querem alcançar o paraíso no meio de tanta heresia...
Já nos bastavam os vendedores nacionais da “banha de cobra” e vem este cromo estrangeiro tentar vender-nos “baba de caracol”…
Se o Presidente do Eurogrupo é tão… tão…, como serão os “subordinados”?
Valha-nos Santa Isabel!

2 comentários:

  1. É esta a UE aque vamos ter direito. Uma comissão em que os responsaveis são eleitos por cotas - cotas para cad país, cotas por genero, cotas por minorias ; só que as cotas que deviamos ter: por competencia e avaliação ficam retidas no politicamente incorrecto. estamos bem integrados = por cá tambem a avaliação é um peste que todos rejeitam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que falta é mais "cotas" (pessoas maduras) na governação e avaliações periódicas aos governos, com consequências de exclusão...

      Eliminar