(per)Seguidores

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Do Presidente da Associação Recreativa de Massamá...

Ontem “obrigaram-me” a ver e ouvir um discurso de abertura de uma Assembleia Geral da Associação Recreativa de Massamá, embora a comunicação social (que lhe deu tempo de antena) insista que era um Conselho Nacional do PSD, que o discurso foi feito pelo seu líder, que faz de primeiro-ministro de Portugal, e que mandou recados para todos os sócios que não estavam presentes e que não tem mostrado grande apreço pelo trabalho por ele desenvolvido…
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, fez esta noite a apologia do Governo que lidera, falando no âmbito do Conselho Nacional do PSD, e falando enquanto líder daquele partido. "Cumprimos no essencial o que se esperava de nós", disse o social-democrata na intervenção aberta aos órgãos de comunicação social.
Passos Coelho deixou o recado: "Não podemos perder as estribeiras e comprometer os próximos anos", e "teremos de ter um grande sentido de responsabilidade nas décadas" que estão para vir.
Saliente-se que além de ter feito a defesa do Governo que dirige, Passos Coelho depositou a tónica do seu discurso nos sacrifícios que têm vindo a ser feitos pelos portugueses, e que, nas suas palavras, não podem ser desperdiçados.
As críticas de Passos Coelho ao Partido Socialista durante o debate da moção de censura foram "mal recebidas", sabe o DN, pela direção do PS.
As palavras do primeiro-ministro - "O país precisa de um PS (...) que não acalente a fantasia de uma súbita e perpétua vontade de o Norte da Europa passar a pagar as nossas dívidas provavelmente para sempre" foram "mal recebidas" pela direção socialista e entendidas como uma "machadada final" da hipótese de acordo que ainda está em negociações.
Passos Coelho diz que falar de eleições para daqui a 1 ano é criar incerteza já e isso pode perturbar o regresso aos mercados. É a 1.ª vez que Passos critica o Presidente da República por defender eleições em 2014. 
Confesso que não entendi bem o que se estava a passar e a descrever, talvez porque não sou de Massamá e não pelas dificuldades de comunicação do orador, que falava de improviso e com alguma desconexão…
Acabei por me aperceber que todos os presentes escutavam com atenção e até batiam palmas, concordando e entendendo (supõe-se) talvez por serem todos sócios da mesma associação…
Achei estranho que não houvesse ninguém a contestar nadinha daquele balanço de atividades, o que me leva a crer que os sócios não pensam ou não ouvem bem ou não divergem em público…
Se realmente foi um Conselho Nacional do PSD, aqui ficam algumas das coisas ditas, que me parecem óbvias, como seja: o cumprimento (no essencial) do que se esperava dele (quem dá o que tem, a mais não é obrigado), mais um saco de areia atirado à engrenagem da máquina que “salvaria” Portugal(?) e um pontapé nas canelas de Cavaco, que se meteu onde (ou com quem) não devia…
Mas o melhor é ler o comentário do Nicolau Santos, que conhece Massamá muito melhor do que eu, e por isso…
Na sua voz grave de barítono, o dr. Passos fez ontem um discurso perante o Conselho Nacional do PSD, transmitido para todo o excelentíssimo público, que lhe mudou radicalmente a imagem.
Nicolau Santos
A partir de 18 de Julho de 2013, o dr. Passos não mais será acusado de ser líder de uma facção do PSD. Ou um mero político. Ou um simples primeiro-ministro. A partir de agora, o dr. Passos passará a ser olhado como um estadista. Um estadista equiparado aos melhores estadistas mundiais.
E que disse o dr. Passos para fazer dele um estadista? Verdades duras como punhos. Que o PSD tem sido o garante da estabilidade do país. Que tem sido o partido responsável entre os irresponsáveis. Que o ajustamento está a correr muito bem e a caminho do sucesso absoluto. E que marcar eleições a partir de Junho de 2014, como fez o Presidente da República, é introduzir, desde já, incerteza junto dos investidores que pode comprometer o regresso do país aos mercados. 
"Não há nada mais incerto do que eleições", disse ainda o dr. Passos, carregado de razão. E assim mostrou ao Presidente que a solução de salvação nacional que ele apadrinha só devia ter 2 pés: o das eleições antecipadas era dispensável.     
E isto acontece logo agora, quando as divergências entre a coligação foram superadas, as avaliações positivas da troika se sucedem e já foram cumpridos 2/3 do programa de ajustamento, disse ainda gravemente o dr. Passos.
Tem o dr. Passos toda a razão. O dr. Portas é demasiado irrevogável. O dr. Seguro demasiado inseguro. O senhor Presidente demasiado complicado.
Não foi o dr. Passos que tomou decisões sem consultar o dr. Portas. Não foi o dr. Passos que desprezou o PS e os parceiros sociais ao longo destes 2 anos. Não foi o dr. Passos que viu o seu ministro das Finanças demitir-se dizendo que os objetivos do ajustamento tinham falhado. Não foi o dr. Passos que sempre apoiou o caminho traçado pelo dr. Gaspar. Não foi o dr. Passos que nomeou a dra. Maria Luís contra a opinião do dr. Portas. Não foi o dr. Passos que criou os megaministérios.
Tudo isto prova que o dr. Passos é um estadista, o único que nos resta. O dr. Passos quer uma coligação posta em sossego, um Partido Socialista venerador e obrigado, parceiros sociais agradecidos, um Presidente da República para sempre nas Selvagens. Só assim pode cumprir o grande desígnio que tem para Portugal. Repito: o dr. Passos é um estadista. Um estadista mariola, mas um estadista. Agradeçamos esta dádiva dos deuses.

Sem comentários:

Enviar um comentário