(per)Seguidores

segunda-feira, 15 de julho de 2013

“A cor do dinheiro” ou “O dinheiro não tem pátria”…

O Estado vendeu o BNP ao BIC, por 40 milhões de euros, mas o comprador já enviou "faturas" de mais de 100 milhões ao vendedor, por compensações relacionadas com as contingências do acordo de privatização, assinado em março de 2012 por Maria Luís Albuquerque, a atual ministra das Finanças.
A verba é requerida no quadro da privatização do BPN, cujo contrato de execução prevê que o BIC Portugal se responsabilize por liquidar as contingências judiciais (ações instauradas contra o BPN por clientes e trabalhadores), mediante o compromisso de ser reembolsado pelo Estado depois, acrescenta aquele diário.
Os 100 milhões agora reclamados constituem apenas uma pequena parcela das contingências relacionadas com o BPN, dado que a maior parte continua em contencioso. Uma primeira auditoria, parcial, encomendada pela CGD estimou em 600 milhões de euros as responsabilidades.
O PCP vai chamar a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ao Parlamento. A decisão foi tomada após a divulgação de uma notícia, que dá conta da exigência do grupo luso-angolano BIC de 100 milhões de euros
Mira Amaral, presidente do Banco BIC Portugal, explicou que o contrato celebrado entre o governo português e o grupo luso-angolano já previa que Portugal suportasse as despesas relacionadas com a privatização do BPN.
Por alguma razão nos obrigaram a estudar Matemática e pela mesma razão, presume-se, insistem na aprendizagem de tal ciência exata, com importância prioritária, não só para exercitar o cérebro, mas (presume-se) para sabermos fazer contas, no mínimo fáceis…
Eis senão quando nos deparamos, pela enésima vez, com este problema, que nem o ministro Crato deve saber chegar à solução…
Parece que ninguém sabe a quantia exata do assalto ao BPN, nem quanto estamos, TODOS, a pagar, em nome de meia dúzia de burlões, que tem nome e tudo e tudo gente boa, que não há (reforma da) Justiça que os apanhe, os julgue (seria preciso?) e os limitem às 4 paredes de uma cela (sem mordomias). Mas isto não é matemática, é matemático…
Independentemente dos valores incalculáveis (difíceis de calcular) da colossal falcatrua, o que sobra é este “negócio de Angola” e os valores que nos são anunciados.
Nos 40 milhões da venda, que incluíram tudo, e sem entrar com o valor do negócio propriamente dito (compra e venda de dinheiro), também os edifícios devem ter entrado no pack de venda, ou seja, o edifício sede e as agências espalhadas pelo país (não se sabe ao certo quantas), que valerão, mesmo com a desvalorização, mais do que os 40 milhões. Quer dizer que se o Estado vendesse o património construído, teria obtido mais do que o valor conseguido com a venda em “regajas” do todo… Matemática!
O que estava no segredo dos deuses: dos vendedores (governo) e do comprador (BICAmaral) era este item, seguramente em letras pequeninas, que “obriga” o Estado (o mesmo governo que negociou) a pagar muiiiiiito mais do que recebeu, revelando o pouco jeito para os negócios, como se tem visto em todas as áreas em que intervém. Matemático!
Resumindo, a “venda” do BPN ao BICAmaral, pode custar-nos (somos nós que continuamos a pagar) entre 60 milhões e 560 milhões de euros, pelo favor que fizeram de ficar com o negócio (limpinho), mais o património construído e (ainda por cima) com isso aumentando os despedidos… Matemática!
E se repescarmos no currículo de Mira Amaral a sua filiação partidária (PSD) e os grandes serviços prestados ao país à frente de 2 ministérios (Ministro do Trabalho e Segurança Social no X Governo Constitucional e Ministro da Indústria e da Energia no XI e no XII Governo Constitucional) teremos razões de sobra para não duvidar do seu patriotismo e se aproveitamento houve, seguramente que foi do/a vendedor/a… Matemático!
As mesmas garantias de patriotismo já não podemos ter acerca da vendedora (com procuração), a então Secretária de Estado das Finanças e agora premiada com o Ministério, comprometida já com outros atos (sem procuração), que deverá explicar, como ótima em Matemática (tem que ser), que raio de contas foram feitas, para se acrescentar prejuízo ao prejuízo do BPN… Matemática!
Só não se entende por que é o PCP a pedir explicações sobre o negócio e por que não o PS! Ou por que é que o PSD e o CDS não explicam, como tão bem sabem, estas coisas inexplicáveis, até porque foram eles que escreveram as letras pequeninas… Matemático!
Finalmente, e tendo em conta as circunstâncias de o comprador ser quem é ou de quem é, ficamos assim a sentir, na pele, o trauma de se ser colonizado…
“Não sirvas a quem serviu, nem peças a quem pediu”! Matemático!

Sem comentários:

Enviar um comentário