(per)Seguidores

domingo, 23 de junho de 2013

Um Direito Humano (de) que não poderá ser Privado…

1.500.000 de assinaturas de cidadãos e cidadãs de 7 países europeus puseram Bruxelas em sentido: o comissário para o Mercado Interno, Michel Barnier, anunciou que a directiva em preparação e os planos para legislar sobre a liberalização do abastecimento de água seriam alterados para dar satisfação aos peticionários.
Barnier, citado em Der Spiegel, afirmou: "Espero que as cidadãs e cidadãos vejam assim que a Comissão [Europeia] lhes dá ouvidos". E fez questão de esclarecer que "isto [a privatização do abastecimento de água] nunca foi nossa intenção e nunca foi verdade".
Na mesma declaração, o comissário acaba por reconhecer, no entanto, que os peticionários tinham algum motivo para se preocuparem com as movimentações que observavam em Bruxelas: "Tenho toda a compreensão se as cidadãs e os cidadãos se encontram agitados e preocupados quando alguém lhes conta que o abastecimento da água vai se privatizado contra a sua vontade". E admitiu também: "Num caso assim, eu próprio reagiria também assim".
Na verdade Barnier tinha feito menção de propor regras uniformizadas em toda a UE para o concessionamento de serviços como o abastecimento de água. O argumento justificativo do plano de Barnier era o de introduzir maior transparência no processo. Mas logo desencadeou um movimento que via precisamente aí uma confirmação de que se pretende privatizar aqueles serviços.
Já em 2 de Fevereiro de 2013 registei aqui a “iniciativa cidadã contra a privatização da água” - Bebendo informação em águas turvas…, altura em que assinei a petição de que agora se vê o resultado.
Se quiser fazer parte dos que pensam que “A água é um direito humano”, quer integrar-se no Movimento Pela Água e exige que a sua privatização seja travada (em definitivo) na União Europeia e consequentemente em Portugal, ainda vai a tempo, se assinar AQUI, até 9 de setembro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário