(per)Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2011

A Lusofonia tem que passar pelos Luso-Descententes!

O Observatório dos Luso-Descendentes celebrou no dia 6 de Junho o seu 1º aniversário, reafirmando o desejo de ser uma plataforma para a integração dos luso-descendentes espalhados pelo mundo.
"Este primeiro ano de atividade foi para a associação a confirmação da sua essência como plataforma de ligação entre os luso-descendentes espalhados pelo mundo e facilitador da integração e da relação dos luso-descendentes ao país de origem", diz um comunicado do Observatório.
Entre outras ações, o Observatório - que tem sede em Lisboa - irá propor em colaboração com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), aulas de português gratuitas para luso-descendentes.
Segundo a entidade, foram estabelecidos contactos junto das principais instituições nacionais, associações da diáspora e grupos económicos "com o intuito de fomentar e apoiar iniciativas que promovam os valores nacionais de cariz económico, profissional, cultural e sociológico junto das comunidades."
"A presença do Observatório foi igualmente solicitada em atividades ligadas à produção de conhecimento relevante para os luso-descendentes em sintonia com a missão do seu Centro de Estudos, criado neste primeiro ano e que tem como objetivo a organização de seminários, conferências temáticas e estabelecer parcerias com associações da diáspora, institutos, universidades e governos", adianta o comunicado.
A instituição realizou hoje, 14 de junho, um workshop subordinado ao tema "Luso-descendentes e vivências transnacionais: algumas linhas de investigação."
É fácil de perceber e aceitar, que a Lusofonia é essencialmente a argamassa que une todos os que hoje falam português, estejam onde estejam, cidadãos das CPLP ou nelas vivendo, mas numa perspetiva mais alargada e mais rica, tem que ser a preservação da língua, do conhecimento da história e da cultura lusa de todos os Luso-Descendentes, incutindo-lhes o orgulho dos descendentes, por muito pobrezinhos que sejamos de bens materiais, mas pela riqueza dos bens materiais, que não envergonham ninguém.
E se, o Observatório dos Luso-Descendentes conseguir espalhar e entranhar entre os Luso-Descendentes a essência do 5º Império de Agostinho da Silva, a Lusofonia só terá a ganhar em vários vetores, mas serão sobretudo os Luso-Descendentes a beneficiar desse estatuto, que lhes permitirão enriquecer o “ego” e criar sinergias. Oxalá!
E bom e muito trabalho para os próximos anos, para este Observatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário