(per)Seguidores

sexta-feira, 17 de junho de 2011

INTERNET, uma arma presente no nosso futuro…

Máscaras de Guy Fawkes,
popularizadas pelo livro e filme V for Vendetta
Não têm líder e existem como uma comunidade na internet que luta pela liberdade de informação e expressão.
"John F. Kennedy era Anonymous" é um dos recentes posts no blogue do grupo: AnonOps Communications. "A palavra ‘segredo’ é repugnante numa sociedade aberta e livre e nós como povo somos intrinsecamente e historicamente contra as sociedades secretas, os juramentos secretos e os procedimentos secretos", diz, num vídeo, o antigo presidente dos Estados Unidos, dois anos antes de ter sido assassinado, que segundo o grupo, foi a mensagem que lhe ditou a morte.
Definindo-se como ciberactivistas, os Anonymous afirmam lutar pela liberdade de informação e expressam-se com ironias e ameaças. "Deram-nos combustível, mas agora devem estar prontos para a explosão", foi o tom da mensagem que enviaram ao governo espanhol, depois de as autoridades locais terem anunciado a detenção de três membros suspeitos de participarem em ciberataques contra a Sony PlayStation Network e sites do governo.
Criado em 2003, o grupo tornou-se mundialmente conhecido depois de ter atacado vários sites de grandes empresas e como “Robins dos Bosques” da internet, recorrem a um tom profético e atacam empresas, governos e milionários, até mesmo igrejas, como a Cientologia. Os membros do grupo não são conhecidos, mas correm rumores de que se organizam numa comunidade online descentralizada e actuam de forma coordenada perante objectivos comuns. O grupo não tem líder ou direcção controladora e depende do poder colectivo dos activistas. Segundo declarações de um membro, ou "anon", "qualquer pessoa pode ser um Anonymous e trabalhar para alcançar os objectivos".
Esta semana prometeram vingança à Reserva Federal norte-americana, segundo um vídeo colocado no YouTube (ver em baixo), depois de a instituição ter ignorado o pedido de demissão do director-geral, Ben Bernanke. "A Reserva Federal conduziu deliberadamente dez milhões de pessoas para a pobreza" afirmam no vídeo. "A Reserva Federal é responsável por crimes contra a humanidade [...] e causou deliberadamente a inflação dos preços dos alimentos, do gás e de bens básicos, enquanto desvalorizava o dólar. Estejam à nossa espera."
Não há dúvidas de que com tanta informação corremos o risco de ficarmos baralhados, porque a contra-informação corre à mesma velocidade e com a(s) mesma(s), na Internet. A prova mais recente desta estratégia de manipulação (individual) das massas, é o caso Wikileaks (de que já ninguém se lembra, só o soldado Bradley Manning, que continua preso).
Nos últimos dias temos publicado posts relacionados com a matéria e ficamos sempre com uma certeza sobre os seus autores, sejam do lado do poder, ou do contra-poder, que mesmo que não sejam anónimos, deixam em dúvida a veracidade da informação, ou a falácia da tese e apenas nos resta a análise e a avaliação individual dos argumentos.
Só para não morrermos desinformados e fazermos um esforço constante para a (in)compreensão do mundo em que vivemos, aqui fica mais um registo, da maior arma da atualidade - a Internet - e estarmos precavidos contra todos os projeteis.
Foto

‘Anonymous’ targets Federal Reserve chairman Ben Bernanke


E para que não se pense que os maus da fita são estes Anonymous (gente anónima), para fazer o contra ponto, vejam também o segundo vídeo, sobre o Clube de Bilderberg (gente conhecida) e fique atento…
Bilderberg 2010: Alex Jones comenta

Sem comentários:

Enviar um comentário