(per)Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Amigos virtuais, perigos reais(?)…

Pesquisas realizadas recentemente apontaram que sete dos 15 sites mais visitados em todo o mundo são os de redes sociais. Para se ter uma ideia, só o Twitter tem mais de 25 milhões de visitantes num único dia. O Facebook, por sua vez, recebe 130 milhões de visitas diariamente, o MySpace 60 milhões de visitas por dia e o LinkedIn mais de 15 milhões de visitas diárias.
O mais curioso disso tudo é que além do público jovem, as redes sociais também conquistaram os adultos e parcela da população da melhor idade. Dados divulgados mostram que 27% dos usuários têm entre 18 e 24 anos, 24% entre 25 e 34 anos, 18% com 35 a 44 anos, 12% com idade entre 45 e 54 anos, 9% entre 55 e 64 anos e 6% com 65 anos ou mais. A pesquisa foi feita com pessoas a partir de 18 anos, pois, é a partir dessa idade que o cadastro em redes sociais é permitido.
É indiscutível que a popularização e o fácil acesso à internet são fatores que contribuem muito para a procura dos usuários às redes sociais. Mas será que estas redes são 100% seguras e confiáveis? Segundo o advogado e especialista em direito digital e segurança da informação, Guilherme Santos, do escritório Jefferson Brückheimer Advocacia Empresarial, com a facilidade de acesso à internet, é necessário que os usuários tenham muitos cuidados. “As pessoas devem ficar atentas na hora de divulgar informações pessoais como telefones, endereço, lugares que costumam frequentar e precisam também evitar a publicação de fotos que possam comprometê-la futuramente, afinal, tudo isso pode se tornar muito valioso para pessoas mal intencionadas”, afirma. Segundo ele, um dos riscos mais preocupantes das redes sociais é uso por pedófilos para aliciamento de menores. “É muito comum vermos casos de menores marcando encontros com desconhecidos através dessas redes sociais. Os pais devem ficar atentos ao conteúdo visitado pelos seus filhos; colocar o computador em local visível a todos; não deixar que informem endereço de casa, onde estudam e postem fotos de locais que costumam frequentar”, alerta o advogado.
Tem sido frequente o vazamento de dados dos usuários das redes sociais. Mais um motivo para que o mínimo de informações pessoais sejam disponibilizadas nestes canais de comunicação: “Pelo grande volume de informações armazenadas e disponibilizadas via internet, as mesmas passaram a possuir valor inestimável. Por conta disto, as pessoas devem zelar pelos seus dados e protegê-los.”, diz Guilherme.
No universo corporativo as redes sociais ganharam contornos de extrema relevância, pois é uma ferramenta que ajuda no crescimento, popularização, fidelização e aumento da clientela e firmar o lugar no mercado. Porém o uso das redes sociais pelos empregados deve ser objeto de normas internas, haja em vista que o uso indevido de determinada informação ou da marca da empresa poderá acarretar consideráveis perdas financeiras e irreparáveis danos à imagem corporativa.
“Para regular a utilização da web pelos empregados, as empresas devem adotar códigos de conduta para o uso de redes sociais e os seus sinais distintivos. Deixando claro quais as punições previstas para aqueles empregados que a violarem: advertência, suspensão, demissão por justa causa; imputação de responsabilidade civil, criminal e trabalhistas, entre outros”, diz Guilherme
O importante, para saber utilizar de forma segura e adequada os media sociais, é que cada usuário tenha a consciência da exposição que será feita, devendo avaliar se isso é mesmo positivo para sua vida pessoal e profissional. “É muito difícil ver alguém que ainda não se tenha entregado às redes sociais, mas as pessoas precisam saber utilizar as ferramentas da melhor forma possível para evitar futuros problemas”, finaliza o advogado.
Nem de propósito, chegou-nos a informação do alerta aos jovens sobre a utilização do Facebook, que servirá para os mais velhos e menos esclarecidos e com certeza extensível a todas as redes sociais.
O projeto SeguraNet tem disponível online um Guia de Facebook para Jovens.
O objetivo deste guia é dar aos jovens informação útil relacionada com o uso da rede social Facebook, nomeadamente conselhos de como utilizar a mesma em segurança.
Para além de ter uma versão acessível online, o projecto SeguraNet disponibiliza às escolas, mediante pedido, exemplares impressos deste mesmo guia para a realização de atividade de alerta sobre questões de segurança e perigos existentes no uso das redes sociais.
Para além do guia para jovens, o projeto SeguraNet tem também um «Guia de Facebook para Pais e Educadores».
Bom proveito e muitos “amigos”!

Sem comentários:

Enviar um comentário