(per)Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aqui os bancos pagam as dívidas. CLARO!

Os islandeses rejeitaram claramente – e pela 2ª vez consecutiva – o pagamento da dívida reclamada pelo Reino Unido e pela Holanda depois da falência do banco Icesave em 2008.
Cerca de 58% dos islandeses voltaram a oferecer um rotundo “não” no 2º referendo sobre o tema no espaço de um ano.
Em causa está o reembolso de quase 4 mil milhões de euros de 300 mil clientes britânicos e holandeses do Icesave, que perderam os investimentos quando o banco se afundou em plena crise económica mundial.
O triunfo do “não” deixa pendente o processo de adesão do país à União Europeia, até que se resolva a questão, e enfraquece a coligação no poder desde as legislativas antecipadas de 2009.
Anteontem houve um 2º referendo na Islândia, para decidir se era o Estado (os contribuintes) a pagarem aos clientes estrangeiros, os depósitos que lá tinham, Pouco se falou do assunto nos nossos media, muito menos do(s) resultado(s) e para que conste…
Por um lado, é de realçar a coragem de UM POVO dizer não ao pagamento de dívidas dos “seus” bancos e que se tenha de considerar corajoso tal ato, quando ele é tão básico como absurdo. Teimar é sempre vencer e no caso, defender a dignidade e a soberania.
Por outro lado, tal atitude parece que põe em perigo a adesão da Islândia à UE.
Que bom para eles que não precisaram, nem passarão a precisar de “ajudas” dos “amigos” europeus e conseguirão, mais depressa, chegar a bom porto, fazendo justiça.
Quem deve, que pague!

Sem comentários:

Enviar um comentário