(per)Seguidores

sábado, 19 de novembro de 2011

“Há mar e mar há fazer e falar”… Nada!

“O Uso do Mar” foi o ponto de partida da conferência “Ciclo Rotas de Futuro: Re…Descobrir o Mar”, na qual o assessor para os Assuntos do Mar do Presidente da República destacou “o enorme potencial de Portugal” no que respeita às questões do mar, tais como o clima, a geografia, os recursos naturais e a biofísica.
“Há dificuldade em fazer uma economia relevante do mar em Portugal”, alertou, sublinhando que “Há 5 anos definimos a Estratégia Nacional do Mar, mas até hoje não conseguimos passar à acção”.
“Este Governo tem uma maior compreensão em relação ao mar. Acredito que desta vez vão existir alterações no que respeita à economia do mar”, disse Tiago Pitta e Cunha, recordando “a decisão de, em vez de se fazer um TGV, fazer uma linha de mercadorias mista a ligar o porto de Sines a Espanha e outra a ligar o porto de Aveiro a Valladolid”.
Todos os dias vejo o mar, sorte que nem todos tem, mas vejo-o sempre sem poesia, mas como um lugar vazio de oportunidades de trabalho e riqueza, ali à mercê de quem o queira explorar.
Antes das eleições, tanto o PR, que acabou com a frota pesqueira, mas que pelos vistos se quer redimir de tal pecado, não parou de chamar a atenção para esse filão que temos e não lapidamos. Ao mesmo tempo, o CDS-PP desfazia-se em apelos e promessas, de que o mar é que era… e tanto insistiram que acreditei (ainda tenho uma grande dose de inocência)…
Eleições realizadas, contabilizados os votos e formada uma maioria absoluta, foi indigitada uma militante do CDS-PP (advogada de formação e deputada durante ano e meio) como “Super ministra” para a Agricultura, o Mar, o Ambiente e o Ordenamento do Território e continuamos a acreditar que iria, na área do Mar, aplicar de imediato as medidas já estudadas para implementação das teorias e vontades, que ajudassem à economia nacional e ao investimento nessa área.
Afinal, quem vem falar sobre o tema, é o assessor do Presidente da República para os Assuntos do Mar, que foi falar e ainda por cima apresenta como medida (sobre política do mar) a construção de duas linhas (férreas) mistas de mercadorias…
A criação de conhecimento científico em ciência e tecnologia do mar, para promover políticas que incentivem a sua exploração, e a ligação com o mundo empresarial são as principais conclusões do Encontro do Mar, concluído em Faro.
Entretanto, pelo que se concluiu de outro “Encontro do Mar”, de estudos do ministério do Mar, nada! E parece que é preciso fazer mais estudos (que devem estar mais do que feitos), sem que se avance para o investimento e a exploração da fonte de riqueza…
Voltamos ao paleio e nada de políticas concretas e imediatas… Paleio! Esperemos sentados…
Uma delegação com elementos responsáveis pela captação de investimentos no Brasil vai visitar os Estaleiros de Viana do Castelo para "analisar" as condições de futuros negócios.
"Será uma visita para perceber as condições de funcionamento da empresa, o seu trabalho e estudar possíveis negócios que podem ser impulsionados por estes agentes, cuja atividade é captar investimento de e para o Brasil", explicou a mesma fonte.
E se não bastasse o paleio, aqui está uma medida sobre um estaleiro que constrói barcos, também para a pesca, ameaçado de fechar, ou de ser vendido a terceiros, quando, se o CDS-PP e a sua ministra fossem politicamente honestos, deveria constar à cabeça da lista de meios para implementação das suas promessas. Isso é que era bom! Ainda vamos pagar aos brasileiros, daqui a uns anos, para nos construírem os barcos da nossa inércia…
O Governo vai avaliar na próxima semana a situação das barras da Póvoa de Varzim e Vila do Conde de forma a encontrar uma solução urgente para o seu desassoreamento, que terão que ser feitos "a curto prazo". A ministra, Assunção Cristas anunciou no debate na especialidade do OE2012, que o seu ministério está ainda empenhado para que esta situação "não se repita no futuro".
Mas há uma medida sobre o Mar, anunciada pela ministra “super”, que não aumentando a capacidade pesqueira, promete fazer uma revisão a um porto de mar de pesca artesanal, com a inocência de prometer que será uma solução a curto prazo e que a situação nunca mais se repetirá. E eu, desde que me conheço, que já assisti a mais de 10 operações idênticas, que se repetem por razões cientificamente conhecidas por vários estudiosos e académicos especialistas, de quem ouvi ao vivo as causas do problema e estas consequências, rio-me desta “super solução” e mais se riem os pescadores…
E estes “pescadores” de votos em águas turvas já enjoam e vão-me tirando a inocência, a esperança dos marítimos e a credibilidade dos eleitores nas promessas, deixando depressa a nu a incompetência da simples “boa vontade”…
Mas ainda há gente grande, que acredita em SUPER HERÓIS!
E nós é que somos putos…

3 comentários:

  1. Descobriram agora o nosso imenso potencial para o mar e as coisas do mar?!
    ... gosto de gente perspicaz!

    ResponderEliminar
  2. Félix da Costa
    Béu, béu, béu, pardais ao ninho...
    Falsos pagadores de promessas, impreparados, incompetentes e gozões....

    ResponderEliminar
  3. Félix da Costa
    Esta foto é da Póvoa, vista do lado da Vila, na marina, onde encontrei este "recanto".

    ResponderEliminar