(per)Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Há remédios fora de prazo! Veja a data…

Uma pesquisa conduzida por cientistas de Taiwan, analisou 1.800 homens e mulheres com idade acima dos 65 anos que moravam por conta própria, indicou que fazer compras pode fazer bem à saúde, pelo menos para os mais velhos.
Mesmo levando em conta fatores como mobilidade física e capacidade cognitiva, a pesquisa indicou que os indivíduos que saem às compras diariamente têm longevidade maior do que os que não adotam o hábito com a mesma frequência.
Na avaliação da equipe, a "terapia das compras" representa uma oportunidade de se exercitar, manter uma dieta saudável e uma vida social ativa.
"Comparado com outros tipos de atividades que combinam lazer e exercícios físicos - como por exemplo, exercícios regulares, que normalmente requerem motivação e algumas vezes instrução profissional -, o ato de fazer compras é uma atividade fácil de ser realizada e mantida."
O especialista britânico David Oliver diz que a conclusão "faz sentido", já que sair às compras promove estímulos físicos e mentais, assim como interação social.
Na verdade sempre se ouviu dizer que sim, sobretudo para as mulheres, de qualquer idade e sobretudo contra a depressão. Mas isso era remédio do tempo das vacas gordas (engordadas à força, com ração), o que não deve ser prescrito nos tempos que correm, porque se faz bem ao gastador, faz mal à carteira e à dívida externa, se comprar produtos importados.
A sorte é que, segundo a notícia, faz melhor aos mais velhos, que não prejudicarão demais as nossas finanças, porque gastam pouco na meia de leite, ou na sopinha, se lhes sobrar algum dos remédios tradicionais. Em alternativa, penso que em Portugal os mesmos efeitos são conseguidos com as visitas aos Centros de Saúde, porque também representam uma oportunidade de se exercitarem, manterem uma dieta saudável e uma vida social ativa.
É preciso ter cuidado e não seguir muito as conclusões do estudo, apesar de se dizer que:
Há menos pobres em Portugal do que há duas décadas mas aumentaram as desigualdades salariais e a corrupção. Segundo um relatório da OCDE, Portugal registou a 2ª melhor evolução do rendimento real, mas está no fundo da tabela, em termos de corrupção.
Porque isto é história, são estatísticas, numerologia… já que a:
2010 foi o pior ano em termos de pobreza em Portugal, revela um comunicado da AMI e Ana Martins, diretora de ação social da AMI, diz que os pedidos de apoio aumentaram 24% em relação ao ano anterior, “Estamos a falar de um aumento de 3.000 pedidos em 2010 face a 200 (em 2009)”, diz. As zonas mais atingidas pela pobreza são sobretudo os grandes centros urbanos em Lisboa e no Porto.
A maioria das pessoas (69%) que recorre aos centros sociais da AMI está em idade activa entre os 16 e os 65 anos, que “podiam estar – mas não estão – a trabalhar”, sendo muitas mulheres desempregadas e um maior número de sem abrigo.
Em 2010, mais de 1.800 pessoas bateram à porta da AMI a pedir ajuda, 700 das quais pela primeira vez, o que representa um aumento de 12%.
Isto é o presente, são pessoas, a pobre realidade…
E em 2011? E em 2012? E…
“Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém” e não esqueçamos que estamos em período de jejum e abstinência, que por sermos tão católicos, vamos prolongar até ao Natal, se houver subsídio…

2 comentários:

  1. Tire o cavalinho da chuva Miguel, não vai haver subsídio p'ra ninguém!
    Bom mesmo é ir jogar golfe.Parece que a troika concorda com o IVA a 6%.

    ResponderEliminar
  2. maria
    Pelo que li, ou ouvi, até os Srs. da troika estão admirados de já estarmos a viver com tanto aperto.
    Quanto ao golfe, parece que não foi para a frente, porque era mesmo o máximo.

    ResponderEliminar