(per)Seguidores

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um PATCHWORK de retalhos de notícias FMInadas…

“Parece-me evidente. Seria estranho que o mexilhão se lixasse e que os grandes senhores, aqueles que exercem o poder político do Estado aos mais elevados níveis, não tivessem os sacrifícios correspondentes. Em Inglaterra aconteceu isso sem FMI”.
Pois é Dr., mas não são só os que exercem o poder político do Estado aos mais elevados níveis, mas também os que exercem altos cargos na Administração Pública, na Banca e nos Administradores Privados, sem falar nas empresas envolvidas nas PPP…
Mas, pelos vistos, desta vez não se enganou, quem se enganou foi o FMI, já que, como diz um companheiro seu de partido (que enquanto militante não conseguiu nenhum cargo proeminente no Estado português, conseguiu-o a nível internacional, como tantos outros), o

“Se os mercados fossem perfeitos, o Fundo Monetário Internacional não existia... As agências de rating cumprem o seu papel e nós respeitamos as suas análises, mesmo quando não concordamos", refere o diretor do FMI para a Europa, António Borges.
Mas, o que é perfeito para António Borges, não o é seguramente para o cidadão comum, que se está nas tintas para os Mercados e vê a denúncia das trafulhices das agências de rating, depara com uma inoperância dos Estados e do Poder Político sobre a regulamentação desses instrumentos dominadores do Poder Financeiro como cumplicidade e entende o SISTEMA como um bando de assalariados ao serviço do PODERIO.
O que é bom para os Mercados e para o FMI (também ele será perfeito?) não é, definitivamene bom para o cidadão.
E basta ler estas propostas, que contrariam a lógica de MRS e a sabedoria de António Borges:
O FMI vai propor ao Governo que diminua ou acabe na totalidade com os Subsídios de Férias e de Natal dos pensionistas, para concessão da ajuda económica externa, o que pouparia ao Estado 3.233 milhões de euros. O FMI irá também propor que diminua o tempo do subsídio de desemprego, bem como o seu valor.
Aqui está a prova do que o mexilhão é quem paga e que prova também que não é preciso ser expert do FMI, para fazer operações de somar e cortar “à direita”, sem qualquer consciência social.
Era conveniente, por uma questão de verdade, deixarmos de apelidar de amigos estes senhores e de chamar ajuda às propostas que nos vem fazer. Para isto, também nós temos por aqui uns tecnocratas e contabilistas tão incompetentes e tão desligadas dos cidadãos e dos seus direitos, espalhados nas melhores empresas Públicas e Privadas, que até estão a fazer “programas” partidários e já sugeriram soluções idênticas e até piores…
Se houvesse um mínimo de lógica, o total dos 14 meses deveria ser dividido por 12 e depois aplicar-se os cortes (furtos) já implementados, porque os 2 meses são direitos e propriedade dos contribuintes, que não podem ser-lhes sonegados. Diria mais, se nenhum PARTIDO falar deste assunto nos seus programas, tal significará que o vão aceitar e aplicar, e só darão razão a Marinho Pinto, por muito que estejamos em desacordo com ele, quanto `”greve” às eleições…
A União Europeia está abordar de maneira “fragmentada” e ineficaz a crise da dívida soberana europeia, que se estendeu da Grécia à Irlanda e Portugal, afirmou hoje o diretor do FMI.
Ainda por cima, sem nos desculpabilizarmos qb, afinal a ineficácia da solução do problema é da UE, que todos os espertos, do FMI/BCE/CE sabem que não vai dar em nada, ou melhor, vai-nos obrigar a pagar-lhes a dívida, quanto mais depressa melhor e depois vão-nos deixar cair, como acontece a qualquer mexilhão.
Para complicar o SISTEMA e comprovar a ascensão da extrema direita nos países nórdicos (antigamente tão solidários com os coitadinhos dos africanos), aqui está mais um “susto”, que não passará disso mesmo:   
O líder do partido de extrema-direita finlandês “Verdadeiros Finlandeses”, Timo Soini, defendeu hoje que UE deve renegociar o resgate financeiro de Portugal. “O mais importante é que a Finlândia não precise de pagar pelos erros dos outros”, sublinhou, graças à espetacular ascensão, para formar governo com os conservadores, que venceram as eleições de domingo mas com uma margem mínima.
E acaba assim um dos paradigmas mais badalados e perseguidos nos últimos anos sobre EDUCAÇÃO, que se for para formar gente desta, que se preocupa com o seu umbigo e se autointitula de “Verdadeiros Finlandeses”, havendo naturalmente muitos russos, mais vale seguirmos o nosso sistema educativo, que pode ser fraquinho nos resultados académicos que o PISA nos reflete, mas que não forma gente xenófoba, nem nos extrai a humanidade e solidariedade que irradiamos…
Volta Agostinho da Silva com o teu 5º Império! 

6 comentários:

  1. Seria estranho que só mexilhão se lixasse? Mas este fulano está a gozar com a nossa cara? Os tubarões estão a marimbar-se para o mexilhão. Borges, Constâncio, Barroso e todas as troikas de ladrões que por aí andam, vão deixar este país passar fome e pouco se importam.Os portugueses andam a viver acima das suas posses? Mas que portugueses? Devem querer dizer os governos ditos socialistas, penso eu.
    A Finlândia! O modelo educativo perfeito, a sociedade exemplar...e ei-los! Que dirá o camarada Jorge Sampaio que em tempos morria de amores por esta gente, ao ponto de achincalhar os nossos professores na praça pública ao dizer que lá é que era, os professores trabalhavam 50 horas por semana, tinham poucas férias etc... etc... etc...O que se esqueceu de referir é que lá não há ex - presidentes com uma mama do tamanho da dele.
    Temo pelo que vem aí.Se fosse mais nova pirava-me.

    ResponderEliminar
  2. maria
    Disse tanto, ou mais do que eu disse e por isso não digo mais nada,
    Só queria ressaltar a questão da EDUCAÇÃO, que para os técnicos são questões quase só técnicas e esquecem-se que o resultado em valor humano é o que conta! Eu sei lá se os finlandeses sabem muita Matemática, Língua materna e Ciências, se o resultado é xenofobia e hiperautoestima? A EDUCAÇÃO é para formar pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Miguel. Formar pessoas, aprender a ser, a estar, a respeitar. Que sociedade é esta que já não respeita os valores humanos?
    Tempos difíceis se avizinham, e não me refiro só ao descalabro finaceiro, ao social também e áquilo a que nos pode conduzir políticamente. O terreno está de feição para a sementeira de ideais xenófobos e de salvadores da pátria.E não é só na Finlândia não. Quem já conviveu com o fascismo sabe bem como do que a cass gasta.

    ResponderEliminar
  4. maria
    Já no ano passado, nas últimas eleições da Suécia, a extrema direita também subiu vertiginosamente, chegando quase aos 10%. Pode ser do clima, mas...
    Bem dizia eu num post antigo, "com PISAs e bolos se enganam os tolos"

    ResponderEliminar
  5. Elisabete
    Não tem para onde ir, porque a coisa está a alastrar...
    Veja o post a sair.

    ResponderEliminar