(per)Seguidores

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Uma radiografia precisa de um relatório rigoroso!

O Sudário de Turim
A ciência moderna ainda não consegue explicar a origem ou causa das impressões que reproduzem o corpo de um homem com os mesmos sinais de feridas que, se sabe, foram infligidas a Cristo. A primeira imagem, é a radiografia, só do rosto, que aparece no sudário. A segunda, a reconstrução biomédica da aparência provável do rosto em contacto com o tecido do sudário. A terceira, à direita, o mesmo rosto, da personagem em vida, antes de ter sido envolto no sudário.


Primeiro livro digital de indicadores estatísticos conta a história mais recente do país e dos portugueses.
Os portugueses estão mais pobres, mas também mais poupados, numa altura em que há mais idosos do que jovens a residir no nosso país. Com o desemprego a aumentar, o número de beneficiários do subsídio de desemprego triplica. A Educação e a Justiça são apontadas como as áreas com maiores bloqueios. É este o principal “Retrato de Portugal”.
Outro dado abordado, nesta obra, revela que 63% dos empregados por conta de outrem não têm mais do que o 9º ano de escolaridade, sendo que no caso dos empregadores esse valor é ainda mais alto (71%).
Nem tinha intenção de publicar nada de negro, numa semana roxa, mas a leitura de certas notícias, empurram-nos… porque ele há coisas que os estudos nos mostram que são desafiantes com o que pensamos e vemos.
Dizer-se, que os portugueses estão mais pobres e ao mesmo tempo mais poupados, ou é uma contradição, ou estão ainda mais “pobres” do que a revelação, porque se privam mais de gastar, seguramente no essencial…
E se há mais idosos do que jovens a residir no nosso país, se aliarmos este dado ao aumento constante do desemprego, é fácil perceber por que o número de beneficiários do subsídio de desemprego triplicou. Está-se mesmos a ver…
Mas o mais impressionante e que me impeliu para comentar este “retrato”, é saber-se que 63% dos empregados por conta de outrem não têm mais do que o 9º ano de escolaridade e que 71% dos empregadores também não têm mais do que o 9º ano de escolaridade, o que vem provar que o sucesso académico não tem relação direta com o sucesso na vida, como há estudos (de outros tempos) que provam tal tese. Daí que, como ontem referi aqui, era bom saber-se a formação dos nossos empresários, para sabermos com quem podemos contar “naquilo” da produtividade e agora já podemos desconfiar…
Logicamente que não estou a negar a valorização académica, mas estou contra esta relação oblíqua, de que quer valorizar “academicamente” a população (para o emprego) para que assim o desenvolvimento económico do país se concretize. Infelizmente a realidade contraria o paradigma…
Se dermos uma espreitadela às áreas da Educação e a Justiça, mais haverá a dizer.
“As sociedades vão competindo pelo conhecimento e isso faz toda a diferença. Temos um atraso, logo temos de avançar, porque esta situação é grave. Portugal tem de conseguir responder. Para tal é necessário atrair os nossos jovens que estão fora e tentar adquirir mais conhecimento”.
11,2% da população residente com 15 e mais anos conta com um diploma de Curso Superior. Já 7,2% são diplomados no ensino superior [por 1.000 habitantes], sendo que os doutoramentos por cada 100.000 habitantes chegam aos 14,8%.
Mesmo assim, Maria João Valente Rosa mostrou-se preocupada com os dados que indicam que 63% dos empregados por conta de outrem não têm mais do que o 9º ano de escolaridade, numa altura em que a taxa de abandono escolar precoce é de 31,2%.
Se as sociedades vão competindo pelo conhecimento, os portugueses deveriam estar nua situação inversa àquela em que nos encontramos, já que temos evoluído bastante nessa área, conforme mostram os números no que respeita aos Cursos Superiores. Mas mais uma contradição nos é revelada.
E para terminar, reajo sempre que alguém vem dizer publicamente que a taxa de abandono escolar precoce é de 31,2% e explico, pela enésima vez. A taxa de abandono escolar precoce que se regista nas estatísticas da OCDE tem como referência o 12º ano, ou seja 12 anos de ensino obrigatório, o que acontece na maioria dos restantes países. Como em Portugal, por enquanto, temos 9 anos de ensino obrigatório, os alunos que não continuam o ensino secundário (porque não é obrigatório) são considerados, nas estatísticas como tendo abandonado o ensino, resultando nessa percentagem inexplicável. Só daqui a 5 anos, se se concretizar a obrigatoriedade até ao 12º é que teremos os números exatos.
Entretanto, e por essa razão, se inventaram as Novas Oportunidades, os Cursos Técnicos e tudo que equivalesse ao 12º, para ajudar as estatísticas... 
Eu fico admirado por já termos 63% de empregados com a formação máxima obrigatória, se é que tal acontece, porque dentro dessa percentagem, ainda deve haver muita gente sem o 9º ano. Mas como assinalei antes, o preocupante, para o bem, ou para o mal, é que para 71% dos empregadores (empresários/empreendedores) o 9º ano seja suficiente e parece que é, o como prova a “geração à rasca”…

8 comentários:

  1. Hoje ainda é Quaresma...vê-se logo!

    ResponderEliminar
  2. Ibel
    Vou fazer tréguas, mas não dou amêndoas, por causa da crise...
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  3. Miguel,
    gostei imenso da tua análise, pertinente e bem construida, como sempre! As contradições... e os poucos incentivos aos jovens, são aspectos sobre os quais me têm surgido várias preocupações...

    Boa Páscoa, Miguel!
    Beijinho

    p.s. muito interessante "o Sudário de Turim"

    ResponderEliminar
  4. Andy
    Sou eu que me estou a explicar melhor, ou tu que perdeste o preconceito de dizeres que isto é complicado? Eu sei que crio desassossego, mas é preciso estar-se avisado. Se eu me enganar nas críticas (negativas), melhor!
    E boa Páscoa para ti e os teus, que a ressurreição nos renove a vida, para um futuro mais colorido, talvez verde relva...
    O Sudário veio a propósito do título e da época, mas tive sorte de encontrar a imagem.

    ResponderEliminar
  5. Miguel,
    (fizeste-me rir)
    sempre te explicaste muito bem, só que hoje atrevi-me eu :-), mas como vês falta-me a bagagem e ferramentas para fundamentar...

    renovações!

    ResponderEliminar
  6. maria
    Boa Páscoa também, ressuscitada(?)!

    ResponderEliminar
  7. Andy
    Para fundamentar estou eu aqui. Quem lê, só tem que tirar a prova dos 9 e interiorizar para não sermos levados por lorpas...
    Já o Pessoa dizia, mais ou menos assim:
    "O Universo existe.
    Eu tenho um conceito do Universo.
    Mas o conceito que eu tenho do Universo, não é o Universo."

    ResponderEliminar