(per)Seguidores

sábado, 6 de julho de 2013

Ninguém afiança que esteja vivo… Só o cangalheiro…

Desenho de Magda Hernández
Ao segundo dia do mês de Julho de 2013 faleceu, inesperadamente, o XIX Governo. Este Governo, ainda jovem e na flor da idade, caiu inanimado no meio do chão sem que ninguém suspeitasse do que se tratava. Tendo em conta a digníssima importância do XIX Governo, o corpo foi enviado para autópsia no Instituto de Medicina Legal para exame aturado e urgente. Publicamos, em rigoroso exclusivo, o relatório da autópsia. 
Pedro Almeida Cabral
1. Doenças pré-existentes
O corpo do XIX Governo apresentava à primeira vista um perfil atlético, destacando-se uma dentição imaculadamente branca. No entanto, as análises efectuadas comprovaram que nos últimos meses de vida se verificou uma má circulação do sangue, tendo ocorrido um fluxo normal apenas nos membros superiores. Os membros inferiores tiveram pouca ou nenhuma utilização. Parece evidente que o XIX Governo padecia de um sedentarismo grave. Duvida-se mesmo que o XIX Governo tenha caminhado mais de 100 metros nos últimos meses.
Há também sinais de obesidade mórbida. Foram encontrados vestígios químicos de sibutramina nas raízes dos cabelos. Trata-se de uma prova que o XIX Governo consumia inibidores de gorduras. Mas o número e a intensidade dos vestígios demonstram que estas drogas eram consumidas de forma irregular e tinham exactamente o efeito contrário, fazendo o XIX Governo aumentar todos os meses. Este aumento originou novos vasos capilares que se expandiram com rapidez para fora do corpo do Governo, nomeadamente para alguns apêndices, como empresas públicas ou até empresas públicas de outros países.
2. Causa da morte
Após exame completo considerou-se a causa da morte uma falência generalizada dos órgãos vitais com especial destaque para o hemisfério direito do cérebro. Parece que este hemisfério foi gradualmente perdendo comunicação com o corpo do XIX Governo mas, de forma inversamente proporcional, foi aumentando delírios de grandeza. O hemisfério direito chegou mesmo a pensar que podia comandar o corpo uns 15 minutos por dia.
No entanto, na sequência de uma amputação repentina do braço direito do XIX Governo e da colocação imediata de prótese substitutiva, o hemisfério direito apercebeu-se que não comandava nem o braço direito do corpo, nem o braço esquerdo e que o máximo que conseguia era levar o XIX Governo a passear fora do país. Devidamente autorizado pelo corpo do XIX Governo, claro. A partir daí, o hemisfério direito entrou em colapso e os órgãos vitais entraram em crise.   
3. Espasmos
Durante a autópsia, o corpo do XIX Governo teve vários espasmos, o que assustou as estagiárias mais impressionáveis do Instituto. Por mais de uma vez, essas meninas desataram aos gritos a dizer que o XIX Governo estava vivo. Muitos dos espasmos deveram-se ao facto de o hemisfério direito do cérebro se ter tornado num hemisfério parasitário que precisa de um corpo para viver. E este é o que está mais à mão. Ou mais à cabeça. E então o hemisfério direito recusou-se, simplesmente, a aceitar que tudo tinha acabado. Apesar dos espasmos e do cabelo parecer que cresce, o corpo do XIX Governo está a começar a ficar rígido, a adquirir o tom azulado dos cadáveres e o seu odor característico começa a espalhar-se pela sala das autópsias.
4. Reanimação
Não é habitual mas foi tentada a reanimação do cadáver a pedido do Presidente do Instituto de Medicina Legal. O Presidente entrou na sala de autópsias para reconhecer o corpo e não evitou verter umas lágrimas enquanto murmurava "O meu Governo, o meu Governo...". A pedido do Presidente, foram aplicadas algumas técnicas de reanimação como choques eléctricos e substituição de órgãos. Tudo sem sucesso.
5. Doação à ciência médica
O corpo do XIX Governo e demais componentes como membros amputados, próteses ou hemisférios cerebrais serão agora doados à ciência médica para serem estudados. Só assim poderemos aumentar o nosso conhecimento sobre estes fenómenos em que, no mesmo corpo, há lutas e rivalidades terminais.
Entre tanto boato, há quem diga que o “bicho” não morreu… 
Clique na imagem para as notícias relacionadas
Só que ninguém garante que esteja vivo a não ser o “dono”, que é cangalheiro, e quer adiar o enterro para quando o tempo arrefecer…

Sem comentários:

Enviar um comentário