(per)Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2011

"Bye Bye Genpatsu", dizem agora os japoneses…

Hoje faz 25 anos que se deu o acidente de Chernobyl!
Milhares de pessoas protestaram neste domingo no centro de Tóquio para pedir o fim da energia nuclear e um maior desenvolvimento das energias renováveis, depois do acidente da central de Fukushima provocado pelo terramoto seguido de tsunami ocorrido em 11 de Março.
Levantando cartazes onde se lia "Bye Bye Genpatsu" (adeus, nuclear), os manifestantes, muitos deles jovens e famílias inteiras, marcharam no parque de Yoyogi, em calma e sob o sol forte.
"Estamos inquietos. Antes de Fukushima, não acontecia tudo isto, mas agora precisamos reagir, precisamos fazer isto pelos nossos filhos", explicou Hiroshi Iino, um dos participantes da manifestação a favor de "uma mudança enérgica".
Paralelamente, noutra região da capital japonesa, foi realizada uma segunda manifestação, da qual também participaram milhares de pessoas para protestar contra a empresa que opera a central de Fukushima Daiichi, a TEPCO.
A questão de um eventual abandono da energia nuclear não é, no momento, abertamente debatida na cena política japonesa, onde, antes do maremoto de 11 de março representava cerca de 30% da eletricidade utilizada no Japão.
"Não podemos prescindir da energia nuclear, mas devemos refletir quanto aos planos e ao calendário de construção das nossas centrais", estimou o número dois do partido de centro-esquerda no poder, Katsuya Okada.
A operadora TEPCO espera conseguir estabilizar a situação num período de 6 a 9 meses.
Não há ninguém que não se interrogue hoje, sobre a existência e exploração da energia nuclear, logo no país que foi o primeiro a sofrer na carne os efeitos dessa “arma” e por isso deveria estar sobreavisado.
Infelizmente para os japoneses, tiveram que ser de novo vítimas, não de qualquer governo estrangeiro, mas dos seus próprios governos e das empresas operadoras e exploradoras dessa energia, que sem garantias de eficácia e de segurança, os expuseram a mais um drama nuclear.
E por isso, tardiamente, mas provavelmente ainda a tempo, os pacatos e obedientes japoneses tem a coragem de vir à rua dizer "Bye Bye Genpatsu".
Algum dia havemos de dizer adeus ao nuclear, mesmo tendo que morrer muita mais gente…

Foto

Sem comentários:

Enviar um comentário