(per)Seguidores

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Todos querem tratar-nos da saúde, com métodos alternativos…

A CMVM suspeita que os mexicanos da Angeles podem ter cometido um crime de abuso de informação privilegiada antes de avançarem com a OPA à Espírito Santo Saúde na terça-feira. A investigação foi aberta depois de o regulador saber que nas semanas antes do anúncio da OPA o grupo mexicano comprou acções da empresa portuguesa, até ficar com 3,3% do seu capital.
No site da CMVM pode ler-se que há uma “hipótese de abuso de informação privilegiada” quando “uma entidade emitente inicia o processo de eventual lançamento” de uma OPA e “antes da decisão final vários administradores compram para si e para a própria empresa acções da entidade visada”.  A própria CMVM limitou-se a dizer que, “sempre que é publicado um anúncio de uma OPA, a CMVM faz uma análise das operações que o antecederam”. Os mexicanos da Angeles não quiseram comentar.
Os títulos da Espírito Santo Saúde (ES Saúde) seguem a somar 1,29% para 4,33 euros. No entanto, esta quinta-feira, 21 de Agosto, as acções da empresa liderada por Isabel Vaz já chegaram a avançar 3,39% para os 4,42 euros. Como base na cotação actual e no valor de fecho da passada terça-feira, 19 de Agosto, dia em que foi revelado que a empresa ia ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte dos mexicanos da Ángeles, é possível perceber que os títulos já registaram uma valorização de 9,8% nestes 2 dias.
Hoje, em menos de 2 horas de negociação, já trocaram de mãos mais de 175.000 acções. A média diária dos últimos 6 meses é de pouco mais de 220.000. Com base na cotação actual, a empresa - que entrou em bolsa em Fevereiro de 2014 - tem uma capitalização bolsista de mais de 413 milhões de euros.
A Ángeles pretende, caso a sua OPA à ES Saúde tenha sucesso, manter a linha estratégica delineada pelo conselho de administração liderado por Isabel Vaz.
Com todos estes malabarismos, já ninguém discute as vantagens do SNS em contraponto com o SES - Serviço Estrangeiro de Saúde -, porque toda a gente se foca na “salvação” do Espírito Santo (que sendo santo não precisaria ser salvo), deixando de lado a salvação dos contribuintes, mais uma vez, e fixando-se apenas nos sintomas do mercado…
E pelo que se percebe, os mercados é que estão doentes, e no que respeita à saúde até vão pelas “medicinas alternativas”, valendo-se de todos os truques para ganharem o deles, mesmo que a nossa saúde não ganhe nada com isso.
À primeira vista, e perante os números da bolsa, parece que houve um “Espírito Santo de orelha”, que iluminou os potenciais compradores, que para já ganharam uns cobres, mesmo que o negócio não lhes seja atribuído, mas a CMVM não quer “condenar” um presumível inocente e vai investigar se há crime… Aposto que não, cá por coisas!
E andamos nós preocupados com o nosso SNS, com medo de ninguém nos acudir nas horas de aflição, quando os estrangeiros, solidários com o nosso mal-estar, estão dispostos a tratar-nos da saúde, garantindo um direito que a direita nos quer tirar…
Pelos vistos, o custo do tratamento de saúde nas instituições privadas e a prescrição de remédios no México está um pouco mais barato do que a média dos seus parceiros de economia da América do Norte, o que não quer dizer ou quer dizer muito, já que os Seguros Privados de Saúde nas Américas custam os olhos da cara.
Mas como por enquanto isto só tem a ver com o jogo da Bolsa, vamos ter fé na Sra. Isabel Vaz, que sabe do negócio e no Ministro da Saúde, que sabe tanto como ela de Saúde Privada, para não sermos tratados com placebos…
E são logo 2 especialistas em Privados, que vão tratar do nosso Serviço Nacional de Saúde. Não é um contrassenso?

Sem comentários:

Enviar um comentário