(per)Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Cimeira do Conselho Europeu: juros, juras e traições!

Na primeira página (24-05-12)
ABC - Espanha e França exigem ação ao BCE
O Presidente francês François Hollande apoiou o pedido do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, para que o Banco Central Europeu apoie a dívida [pública] dos países que respeitem o compromisso de austeridade.
TROUW - Plano de crescimento europeu sem acordo
Ontem, sob pressão, os líderes dos países membros da UE tentaram dar uma chicotada à estagnada economia europeia. Mas havia demasiadas divergências entre os participantes e não foi possível chegar a acordo.
I KATHIMERINI - UE apoia [Grécia], mas prepara plano B
Apesar de os governos dos países-membros da UE estarem a preparar um plano de ação para o caso da Grécia sair da zona euro, os seus líderes exprimiram o desejo de ver Atenas continuar no euro, pedindo, no entanto, ao país que continue as reformas no quadro do plano de apoio financeiro. 
THE INDEPENDENT - Zona euro pronta para abandonar a Grécia e a austeridade
Foi pedido aos países da zona euro que prepararem planos de emergência para gerirem a possibilidade de saída da Grécia da moeda única. Durante a cimeira europeia de quarta-feira à noite, o Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, enfrentaram-se sobre a questão das eurobonds defendidas por Hollande para apoiar os países em maiores dificuldades. 
LES ECHOS - Zona euro: Paris e Berlim assumem as suas divergências
A cimeira não só sublinhou as diferenças de pontos de vista das capitais europeias como também a grande disparidade de situações dentro da zona euro. As bolsas reagiram com fortes baixas.
FINANCIAL TIMES DEUTSCHLAND - Plano de emergência para a saída da Grécia
Os Estados-membros da zona euro preparam de maneira cada vez mais concreta a possível saída da Grécia da união monetária, criando um grupo de trabalho de 17 secretários de Estado das Finanças, encarregues de se debruçarem sobre a questão.
RZECZPOSPOLITA - Euro 2012: a loucura chega aos tribunais
A Justiça polaca estará paralisada durante o Euro 2012 de futebol. Os detidos serão transferidos para prisões das cidades que recebem os jogos e o medo de confrontos entre hooligans é tão grande que os tribunais vão suspender os processos em curso e preparam-se para fazerem julgamentos especiais nos estádios.

Sem comentários:

Enviar um comentário