(per)Seguidores

domingo, 14 de novembro de 2010

É sempre tempo de reconciliação e conciliação

A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) decidiu subscrever o manifesto de contestação aos cortes orçamentais na educação lançado pela FENPROF, revelou o seu Presidente.
“Em coerência com as linhas de actuação que a CONFAP teve na anterior legislatura em apoio das políticas educativas, que o actual Orçamento do Estado põe em causa, foi decidido subscrever os manifestos que contenham preocupações idênticas às da CONFAP, que sejam oriundos dos parceiros das comunidades escolares e educativas”, segundo um documento aprovado hoje pelo conselho geral da Confederação.
Neste sentido a CONFAP subscreverá o manifesto, ainda não fechado, lançado pela FENPROF, que se insurge contra os cortes orçamentais e é a favor da continuidade do investimento na educação.
Alertando para o número de pobres em Portugal, a CONFAP reitera que o próximo OE “deve ter uma cláusula de salvaguarda para que os alunos que perderam o 4º e 5º escalão do abono de família e cujo rendimento do agregado familiar não tenha sido alterado continuem a ter apoio da acção social escolar, garantindo-se o financiamento das autarquias e das escolas para esse fim”.
No documento, aprovado por unanimidade, a Confederação alerta ainda para a insuficiência de pessoal Auxiliar Educativo e, em relação aos Psicólogos, defende a necessidade de um em cada Agrupamento.
Apesar de todas as divergências havidas entre estas duas instituições no passado recente, é bom constatar que, quando o interesse é maior do que os interesses, a conciliação é possível e a paz será produtiva, beneficiando o objecto estatutário de ambas e os seus representados.
Crítica quando é de crítica, parabéns quando é de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário