(per)Seguidores

sábado, 9 de agosto de 2014

Para o entendimento cabal(ístico) do desporto da moda…

Assumindo a relação que tem com a família Espírito Santo, ao ser casado com uma prima de Ricardo Salgado, Miguel Sousa Tavares salientou, no seu comentário semanal na SIC, que a história construída em torno do ex-presidente do BES “tem 2 versões” e que “até agora só vimos uma”.
Aqui vão 2 versões…
Julgar o antigo banqueiro não é apenas injusto, é perigoso: se pusermos Ricardo Salgado no banco dos réus, o mais provável é que o banco dos réus comece a dever dinheiro a toda a gente.
Ricardo Araújo Pereira
O 32.º caminho é a Inteligência Administrativa,
segundo o Tratado de Numerologia Cabalística
Como diz Miguel Sousa Tavares, atacar Ricardo Salgado é agora uma espécie de desporto nacional. Há coisas realmente incompreensíveis, neste país. Sucedeu o mesmo com Vale e Azevedo, e também com Oliveira e Costa: só porque eram suspeitos de crimes graves e levaram à ruína as instituições que lideravam, desatou tudo a atacá-los. As duas primeiras ainda se toleram, mas à terceira Sousa Tavares não conseguiu calar o seu grito de revolta. Eu, que prezo muito a originalidade na vida pública, estou com ele. Basta de ataques a Ricardo Salgado. Que diabo, já cansa. Sousa Tavares e eu estamos fartos. É tempo, aliás, de serem desmistificadas algumas mentiras descaradas que a comunicação social tem divulgado acerca do antigo presidente do BES. Por exemplo, tem sido dito que Salgado recebeu uma prenda de 14 milhões de euros. Não é preciso investigar muito para saber que é falso. De uma vez por todas: as pessoas da classe social a que Ricardo Salgado pertence não recebem prendas, recebem presentes. Também não é verdade que a credibilidade do BES tenha ido pela sanita abaixo. Foi pela retrete. Sejam rigorosos.
A detenção de Salgado também me chocou, e espero sinceramente, para bem do país, que a justiça pare de o importunar. Julgar o antigo banqueiro não é apenas injusto, é perigoso: se pusermos Ricardo Salgado no banco dos réus, o mais provável é que o banco dos réus comece a dever dinheiro a toda a gente.
Por outro lado, e como também é costume da comunicação social, só se fala das vidas que Ricardo Salgado arruinou. Não se diz uma palavra sobre as pessoas que beneficiou. A reputação de Alves dos Reis, por exemplo, merece uma reavaliação.
Além do mais, os Espírito Santo continuam a fazer falta à banca portuguesa. O tribunal de comércio do Luxemburgo aceitou o pedido de gestão controlada feito pelas empresas do Grupo Espírito Santo. É uma mudança bastante grande relativamente ao regime de gestão descontrolada que vigorava até aqui. Receio que seja necessário um período de adaptação. Talvez a transição deva ser feita por uma administração mista, com membros da família Espírito Santo e pessoas que percebam mesmo de finanças. E só depois será possível nomear um conselho de administração mais credível do que o anterior. Por exemplo, com administradores recrutados no estabelecimento prisional do Linhó.
Folheio as páginas dos jornais, leio os comentários, ouço certos políticos e opinion-makers, e tenho de concluir que o país está cheio de fervorosos fãs de Philip K. Dick – para muito boa e indignadíssima gente, nós vivemos no mundo de Relatório Minoritário, onde existem uns “adivinhos mutantes” chamados precogs que vêem o futuro e permitem que os crimes sejam impedidos ainda antes de serem cometidos.
As paisagens de Portugal e as páginas dos jornais estão adornadas com vastos rebanhos desses precogs, agraciados com o maravilhoso dom da presciência. Infelizmente, porque não se pode ter tudo, são precogs com delay: só depois de as coisas acontecerem é que eles ficam absolutamente convencidos de que já as conheciam por antecipação. E então dizem: “Ora, ora, não se estava mesmo a ver que isto do BES ia acabar como acabou? Como é possível que ninguém tenha percebido no que isto ia dar? Os sinais não estavam já todos aí?”
E claro está: sendo o precog lusitano portador de tão magníficas qualidades, ele não as quer guardar só para si. Ou melhor: está convencido que os outros também as possuem. Tão convencido, aliás, que se alguém tem o azar de admitir não ter visto chegar a tragédia a léguas de distância, então é porque fechou os olhos de propósito. Segundo a teoria precogógica mais recente, foi precisamente isso que aconteceu ao governador do Banco de Portugal.
No mundo Relatório Luso-Minoritário, o governador do Banco de Portugal desempenha o papel que Steven Spielberg atribuiu a Tom Cruise na adaptação do conto ao cinema: ele é o chefe da Divisão Pré-Crime. Ou seja, é suposto Costa agarrar todos os ladrões antes de roubarem, todos os banqueiros antes de afundarem os bancos. E não vale a pena ele argumentar que não é precog nem tem precogs na Rua do Comércio – se resmas de precogs tugas vêem a ruindade chegar a léguas de distância, por que raio é que Costa se mostrou incapaz de caçar Ricardo Salgado antes de ele empurrar o BES pela varanda abaixo?
precog lusitano vê cair o BES e pergunta: “Onde estava o regulador?”. Vê cair o BPN e questiona: “Onde estava o regulador?” Vê cair o BPP e inquere: “Onde estava o regulador?” Vê cair a Dona Branca e interroga: “Onde estava o regulador?” Vê cair o Lehman Brothers e demanda: “Onde estava o regulador?” Vê cair o Northern Rock e indaga: “Onde estava o regulador?” Vê cair Bernard Madoff e interpela: “Onde estava o regulador?” Vê cair Alves dos Reis e perquire: “Onde estava o regulador?”
Caros leitores, mas, sobretudo, caros precogs: ninguém tem dúvidas de que o sistema financeiro actual é de uma tremenda complexidade e de uma terrível opacidade. Nenhuma pessoa decente aprecia offshores, sedes no Luxemburgo ou falhas de regulação. Mas ficarmos por sistema a queixar-nos do sistema é uma estupidez, sobretudo quando uma parte essencial do sistema mudou para melhor. Esse é o problema do precog lusitano: está preso no passado a fingir que olha para o futuro e esquecendo-se de verificar o presente. E o presente é este: accionistas responsabilizados, sistema financeiro chamado a pagar a conta, e pais, filhos e netos Espírito Santo com o seu dinheiro congelado. Esta é uma mudança radical, que milhares de precogs parecem não querer ver, preferindo antes alimentar a sua 3.897ª teoria da conspiração. É preciso uma certa paciência para aturar tanto visionário.

Sem comentários:

Enviar um comentário