(per)Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quem sabe, sabe! Quem manda, manda!

"O Banco Central Europeu deve interromper o ciclo de subidas da taxa de juro e voltar a baixar o preço do dinheiro", defendeu o economista numa entrevista.
Para Joseph Stiglitz é importante que a Zona Euro e os Estados Unidos sincronizem as suas políticas monetárias. Caso contrário, a economia europeia será penalizada, "já que a actual política do Banco Central Europeu impulsiona o euro e prejudica as exportações".
O BCE já realizou, este ano, duas subidas da taxa de juro: a primeira de 1% para 1,25% e a segunda de 1,25% para 1,5%. No entanto, o agravamento da crise da dívida e o abrandamento das maiores economias no segundo trimestre poderá levar o BCE a não voltar a subir os juros este ano. Mas para Stiglitz, Jean-Claude Trichet, deveria baixar de novo os juros da região, aproximando-os dos praticados nos Estados Unidos.
Devido à fraca recuperação da economia norte-americana, e aos receios de que o país possa entrar novamente em recessão, a Reserva Federal decidiu manter a taxa de juro de referência no intervalo entre 0% e 0,25% até 2013.
A diferença entre as taxas de juro praticadas nos dois lados do Atlântico tem impulsionado o euro e, consequentemente, penalizado as exportações da região. "A actual política monetária do BCE faz subir o euro e prejudica, assim as exportações alemãs", alerta o economista.
Este é que sabe e qualquer leigo entende os argumentos, que são mais do que sólidos e pensa com independência nacionalista e por isso com honestidade intelectual
O BCE decidiu, como já era esperado, manter a taxa de juro da Zona Euro em 1,5% e surgem dúvidas quanto à data da próxima subida da taxa directora.
O clima de abrandamento do crescimento e os receios de contágio aumentam a pressão sobre a instituição para retomar a compra de obrigações e não proceder a uma subida de juros tão cedo.
Com as “yields” italianas e espanholas perto de recordes da Zona Euro e a economia alemã a mostrar sinais de enfraquecimento, os investidores reduziram as apostas quanto ao BCE anunciar uma subida da taxa de juro em Outubro.
Tendo em conta estes argumentos e comparando-os com os de cima, não é qualquer leigo que entende as razões desta decisão, mas como são eles que mandam, mesmo que muito do que tem feito tem dado o que tem dado e havendo críticas de todos os setores, parece que temos que aceitar e esperar por melhores técnicos e menos enfeudados a mandantes e figurantes…
Em fim!

Sem comentários:

Enviar um comentário